Ferrari bloqueia ida de ex-diretor e atrapalha planos da Aston Martin para F1 2026
Enrico Cardile, ex-diretor-técnico da Ferrari e que está fechado com a Aston Martin desde o ano passado, não vai poder trabalhar na nova equipe por intervenção da antiga empregadora
Há uma tensão se desenhando nos bastidores na relação entre Ferrari e Aston Martin. O motivo é que a equipe italiana bloqueou a ida antecipada do ex-diretor-técnico Enrico Cardile para a Aston Martin, algo que as equipes costumam negociar, e vai atrasar até a data estipulada pela F1. Com isso, coloca o projeto de 2026 no contrapé logo de cara.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Da mudança no volante da Sauber: 5 detalhes da pré-temporada de Bortoleto na F1
As informações são do jornal italiano Corriere dello Sport. Segundo o veículo, foi intervenção da Ferrari não aceitar que o engenheiro comece a trabalhar antes da hora na nova equipe. Caso isso se mantenha indefinidamente, Cardile só poderá aparecer na fábrica da equipe inglesa no fim do período de carência, marcado para 17 de julho, um ano depois da saída da companhia italiana.
O motivo da decisão da Ferrari ainda não é claro, com o jornal italiano tratando até por um mistério. A saída do engenheiro do posto de diretor-técnico da Ferrari aconteceu em julho passado, um dia antes da Aston Martin anunciar que havia o contratado para ser executivo-técnico e supervisionar toda a parte de arquitetura, desenvolvimento e construção dos carros, enquanto a concepção fica a cargo do projetista Adrian Newey. A meta é que os dois trabalhem lado a lado. O período de carência de Newey com a Red Bull terminou no fim de fevereiro, inclusive.

Ao atrasar a chegada até a segunda quinzena de julho, a Ferrari coloca a Aston Martin numa sinuca de bico para 2026, uma vez que o projeto já está em fase avançada de desenvolvimento neste estágio. Há, além de tudo, um trabalho ao lado da Honda, que será a nova fabricante de motores, para que chassi e motor se adaptem da melhor forma possível.
Ainda é possível que a Aston Martin consiga adiantar a chegada de Cardile, tanto por vias legais como retomar as negociações com a Ferrari. Recentemente, por exemplo, a Red Bull aceitou que a Sauber/Audi adiantasse a chegada de Jonathan Wheatley, que saiu de diretor-esportivo no time dos energéticos para chefão do time da gigante alemã. Wheatley deixou a Red Bull em dezembro e começa a trabalhar na Audi já em abril.
Com o período de testes coletivos oficialmente encerrado, a próxima atividade da Fórmula 1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

