Ferrari confirma saída imediata de diretor-técnico Enrico Cardile após quase 20 anos

Enrico Cardile não é mais o diretor-técnico da Ferrari. A escuderia de Maranello confirmou a saída imediata do responsável pela área de engenharia de chassi

A Ferrari confirmou nesta segunda-feira (8) que o diretor-técnico Enrico Cardile vai mesmo deixar a equipe após quase duas décadas de trabalho. Em nota, a escuderia de Maranello informou que a saída é imediata, com Frédéric Vasseur, o chefe, assumindo as funções no departamento de chassi.

“A Ferrari anuncia que Enrico Cardile está deixando a companhia, renunciando, portanto, ao cargo de diretor-técnico do departamento de chassi”, começou a equipe em nota. “Após quase duas décadas com o time, Cardile apresentou carta de demissão e, portanto, como efeito imediato e como medida provisória, o departamento de chassi será supervisionado pelo chefe da equipe, Frédéric Vasseur”, salientou.

Relacionadas


“Todos na Ferrari agradecem a Enrico por todo o trabalho árduo ao longo de tantos anos”, encerrou a Ferrari.

O anúncio da saída de Cardile passou a ser esperado depois do site italiano Formu1a.Uno noticiar que o veterano engenheiro assinou contrato com a Aston Martin para a temporada 2025 da Fórmula 1. A medida é mais uma cartada que o time de Silverstone planeja para voltar a brigar pelas primeiras posições da tabela. Adrian Newey, que está de malas prontas para deixar a Red Bull, é o sonho maior da esquadra de Lawrence Stroll.

Frédéric Vasseur é quem suprirá a ausência de Cardile na Ferrari (Foto: Ferrari)

Cardile começou a colaborar com a equipe de Maranello ainda em 2002, sendo efetivado em 2005. A carreira na Ferrari começou na divisão de GT, sendo transferido para a gestão esportiva em 2016 e, depois, assumindo o posto de designer de veículos no ano seguinte.

Dali em diante, atuou estreitamente na equipe responsável pelo desenvolvimento da unidade de potência na era híbrida e foi nomeado diretor-técnico na gestão de Mattia Binotto da equipe italiana. Com a chegada de Vasseur, passou a administrar também a divisão de chassi, além do setor de aerodinâmica.

Ainda segundo o Formu1a.Uno, a saída de Cardile será suprida por Loïc Serra, ex-diretor de desempenho da Mercedes e que assumirá funções em Maranello a partir de outubro deste ano. O engenheiro francês já havia sido anunciado como chefe de engenharia de desempenho de chassi.

Fórmula 1 continua a temporada 2024 entre os dias 19 e 21 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMOpinião GP: Hamilton faz as pazes consigo mesmo em apoteótica vitória na Inglaterra

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.