Ferrari crê em chance de “reagir sobre Red Bull” em 2024: “Campeonato pode mudar”

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur disse que a temporada 2024 da F1 pode mudar em "uma ou duas semanas", principalmente se algumas equipes da ponta sofrerem com abandonos ao longo do campeonato. Segundo o francês, a competição está muito equilibrada

Com a Red Bull na liderança dos dois Mundiais da Fórmula 1 neste momento, de Pilotos e Construtores, a aproximação de Lando Norris no GP da Emília-Romanha levantou questões sobre a possibilidade de a categoria ter de fato uma briga pelo título após um 2023 inteiramente dominado pelos taurinos. E, segundo Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, isso é possível. O francês destacou que, com o campeonato ainda antes da metade, muita coisa pode mudar em 2024.

“Primeiramente, fizemos apenas sete de 24 corridas, o que significa que ainda temos 17 pela frente”, disse Vasseur. “Neste momento da temporada do ano passado, estávamos 100 pontos atrás da Aston Martin — e terminamos 100 à frente. Isso significa que o campeonato nunca está acabado após a sétima corrida”, analisou.

“E isso é ainda mais verdadeiro nesta temporada, porque as distâncias são muito pequenas. Não é comum você ter seis ou até oito carros podendo vencer uma corrida. Se você não estiver em boa forma, pode sair de primeiro para oitavo, posição em que você quase não marca pontos. O campeonato pode mudar em um ou dois finais de semana”, avaliou.

Segundo o chefe da Ferrari, essa mudança pode ser ainda mais marcante em caso de abandono de alguma das equipes da ponta, o que pode gerar uma diferença grande de pontuação entre os times. É algo, inclusive, que já aconteceu este ano, quando Max Verstappen abandonou o GP da Austrália — que também teve as duas Mercedes fora — e a corrida terminou com 1-2 da equipe italiana.

Leclerc é o mais próximo de Verstappen no campeonato, mas Sainz já venceu em 2024 (Foto: Ferrari)

“Imagine que você tem uma batida ou um abandono. É algo que muda o campeonato. Honestamente, não olhei para a classificação e não sei exatamente a diferença de pontos, mas acho que se uma equipe fizer um 1-2 e outra tiver um abandono, a McLaren pode reagir — ou nós podemos — sobre a Red Bull”, afirmou.

Segundo Vasseur, entretanto, não é hora de conversar sobre a batalha pelo título. O momento pede foco total no trabalho corrida após corrida, e o resultado final vai ser observado em um estágio mais avançado da temporada.

“Ainda temos 17 finais de semana pela frente. Vamos focar em Mônaco e não pensar sobre o campeonato — ao menos, é o que vou falar para eles amanhã. Estamos focados no que precisamos fazer corrida após corrida. Teremos tempo para conversar sobre isso”, finalizou o chefe da Ferrari.

Para Vasseur, um abandono pode mudar tudo no campeonato (Foto: Reprodução/Dunapress)

Verstappen tem, neste momento, 161 pontos no Mundial de Pilotos — com 48 de frente para Charles Leclerc, segundo colocado. Nos Construtores, a Red Bull lidera com 268, enquanto a Ferrari tem 212 — uma diferença de 56 tentos.

Fórmula 1 volta de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.