Ferrari comemora “primeiro passo” com Sainz na Itália e admite que “meta era pole”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, reconheceu que a pole estava nos planos da equipe italiana em casa. Mas passo mais importante do fim de semana fica para domingo

A Ferrari saiu comemorando da classificação que definiu o grid de largada para o GP da Itália, neste sábado (2), em Monza. O motivo foi a pole-position de Carlos Sainz. Algo, que, segundo o chefe Frédéric Vasseur, estava nos planos da equipe para o fim de semana apesar do domínio que a Red Bull impõe na temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com Vasseur, a Ferrari sabia que tinha condições de lutar pela pole, uma vez que ainda rende muito bem em ritmo de classificação, com pouco combustível e pneus macios, em pistas de baixa carga aerodinâmica, como é a casa do GP da Itália. Além da pole de Sainz, Charles Leclerc sai no terceiro lugar.

“É um bom passo. Um primeiro passo, não o mais importante. O mais importante será amanhã, sem dúvidas.

“Temos de ver como será a primeira volta amanhã. A meta para hoje era terminar na pole: agora podemos nos acalmar e pensar no pódio do domingo”, seguiu.

O chefe disse que Sainz podia ter tirado mais tempo caso lançasse mão do uso do vácuo, mas, por conta do perigo de piorar o carro para o restante da volta fora as retas, o time decidiu não fazer.

Max Verstappen, Carlos Sainz e Charles Leclerc (Foto: AFP)

“Ainda estou convencido de que o resultado ficaria melhor com o vácuo. Claro que dá para notar o resultado do vácuo numa linha reta, mas, com certeza, você acaba sentindo também a desvantagem. Max também estava sem o vácuo, Foi a decisão certa”, apontou.

Por fim, questionado sobre a possibilidade dos dois carros da Ferrari estarem na briga pelas mesmas posições no domingo, evitou respostas mais contundentes. “Espero que não fiquem muito próximos! É sempre importante ter os dois carros no top-3 para que seja possível ter possibilidades de estratégia”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

🔴AO VIVO! F1 2023 na Itália: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.