Ferrari confirma Vasseur no lugar de Binotto no comando da equipe a partir de 2023
Frédéric Vasseur foi confirmado no comando da Ferrari instantes após a Alfa Romeo anunciar a saída do francês após seis anos. Ele assume o lugar deixado por Mattia Binotto na equipe italiana
Conforme já era esperado, a Ferrari confirmou nesta terça-feira (13) que Frédéric Vasseur será o substituto de Mattia Binotto no comando da equipe a partir de janeiro de 2023 na Fórmula 1. O anúncio veio instantes após a Alfa Romeo confirmar a saída do francês da base em Hinwil após seis anos como CEO e chefe de equipe.
O nome de Vasseur era dado como certo pela imprensa italiana desde o começo de novembro. O time de Maranello, na verdade, chegou a negar que Binotto deixaria o comando, mas confirmou o fim do vínculo com o italiano no dia 29 do último mês. O agora ex-chefe trabalhou na Ferrari por 28 anos e liderou a escuderia do cavalinho rampante nas últimas quatro temporadas da F1.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Em nota oficial, o novo chefe de equipe se disse “honrado” por assumir a liderança da Ferrari. “Para alguém que sempre nutriu uma paixão vitalícia pelo automobilismo, a Ferrari sempre representou o auge do mundo das corridas.”
“Estou ansioso para trabalhar com esta equipe talentosa e verdadeiramente apaixonada de Maranello e honrar sua história e herança, entregando isso para os nossos tifosi ao redor do mundo”, completou.
O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, deu as boas-vindas ao novo comandante. “Estamos muito satisfeitos em receber Fred Vasseur na Ferrari como chefe de equipe. Ao longo de sua carreira, ele combinou com sucesso seus fortes pontos técnicos como engenheiro, capaz de tirar o melhor de seus pilotos e equipe consistentemente.”
Vasseur tem uma longa e bem-sucedida história com o automobilismo da base. O francês é o fundador da ART, uma das mais tradicionais equipes das séries pré-Fórmula 1, e da ASM. Ao todo, alcançou oito títulos na antiga GP2 Series, nove na GP3 Series, além de 12 na Fórmula 3 Euro Series. Nomes como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, todos campeões mundiais da F1, tiveram passagens pelas equipes de Vasseur.
A jornada na Fórmula 1 começou para valer em 2016, quando assumiu a chefia da Renault. Após um ano com os franceses, o engenheiro de formação foi contratado pela Sauber para ocupar o posto de Monisha Kaltenborn no comando da equipe suíça. No ano seguinte, o time fundado por Peter Sauber deu início à parceria com a Alfa Romeo, mas ainda mantendo o nome original. Em 2019, com a ampliação do vínculo, a equipe passou a ser chamada apenas pelo nome da marca de Milão.
Em seis temporadas sob o comando do francês, a Sauber/Alfa Romeo alcançou o seu melhor resultado no Mundial de Construtores justamente este ano, ao terminar na sexta posição. Foram 55 pontos contra apenas 13 somados em 2021.
A chegada de Frédéric ao comando da mais tradicional equipe da F1 promete trazer mudanças importantes, principalmente na parte estrutural. De acordo com a versão italiana do site Motorsport.com, Vasseur indicaria um novo diretor-técnico para a Ferrari, embora o nome mais especulado atualmente não seja tão novo assim: Simone Resta, que deixou o time de Maranello em 2020 e atualmente é diretor-técnico da Haas — curiosamente, uma equipe que é cliente Ferrari.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.