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Fórmula 1

Ferrari contesta reprimenda branda da FIA contra dutos de freio da Racing Point

A equipe italiana anunciou que fará reclamação oficial sobre a FIA expedir apenas uma advertência contra a tão discutida parte da 'Mercedes rosa'

Charles Leclerc foi um dos poucos a parar duas vezes em Spa: terminou em 14º (Foto: Ferrari)

Charles Leclerc foi um dos poucos a parar duas vezes em Spa: terminou em 14º (Foto: Ferrari)

 

Quando tudo parecia esquecido e deixado para trás, a saga dos dutos de freio da Racing Point ressurgiu das cinzas, como um fênix, na tarde deste domingo (30), após o GP da Bélgica. E a Ferrari, após o pior desempenho do ano, foi a responsável por expedir uma declaração de intenção de que fará uma reclamação oficial junto à FIA quanto à reprimenda dada contra a equipe rosa.

Na realidade, desde que a punição original surgiu, tirando 15 pontos e impondo multa de €400 mil da Racing Point por conta dos controversos dutos de freios copiados ao conceito de 2019 da Mercedes, a equipe de Silverstone sofre com advertências em todas as corridas por parte da FIA.

A Renault, que originalmente fez as reclamações oficiais que renderam a punição para a Racing Point, anunciou que pararia de contestar os carros das rivais em todas as equipes como demonstração de confiança na FIA. Parecia que o assunto estava enterrado até o ano que vem.

Mas a Ferrari resolveu contestar novamente. Desta vez, a reclamação – que foi anunciada, mas ainda não foi feita – é que apenas uma advertência saiu barato para a Racing Point. Atualmente, a própria Racing Point tem uma contestação oficial contra a punição que recebeu.

De acordo com o site inglês ‘The Race’, essa discussão se transformou em parte das discussões entre Ferrari, FIA e F1 sobre a quantidade de tokens permitidos para 2021. O sistema de tokens vai ditar a quantidade de mudanças que as equipes poderão fazer nos carros para o ano que vem.

Segundo o veículo, há um medo latente nas rivais de que a Racing Point possa adicionar partes da Mercedes de 2020 ao carro atual para a temporada vindoura e, assim, seguir aumentar a diferença para as demais.

O campeonato volta na semana que vem, direto das retas velozes de Monza, no GP da Itália.