Ferrari credita dificuldade em fechar lacunas de desenvolvimento ao teto de gastos da F1
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, entende que a redução dos gastos limitou o desenvolvimento dos carros, e, por isso, é quase impossível alcançar a Red Bull em 2023
Quando o regulamento que explora o efeito-solo entrou em vigor na Fórmula 1, a Ferrari despontou como uma das favoritas ao título. No entanto, à medida que a temporada avançou, a escuderia italiana tropeçou nas próprias pernas, perdeu força e hoje se vê apenas na quarta colocação no Mundial de Construtores. De acordo com Frédéric Vasseur, chefe da equipe, a dificuldade em alcançar os times de ponta se deve à limitação imposta pelo teto de gastos.
O limite orçamentário entrou em vigor em 2021 e para a atual temporada foi estipulado um valor de US$ 135 milhões por equipe (cerca de R$ 656 milhões na cotação atual). Embora a regra tenha deixado o esporte mais sustentável, a Ferrari acredita que está impedindo o pelotão intermediário a alcançar a Red Bull em termos de desempenho.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Acho que todos estão melhorando, mas entre a realidade dos regulamentos e a diferença de custo é que estamos melhorando muito menos do que no passado. Isso significa que, quando há uma grande diferença em desempenho, é muito difícil diminuí-la. Nos últimos fins semana, tivemos a Ferrari uma vez na frente na classificação, depois a McLaren e, em uma outra vez, a Mercedes. Mas estamos sempre atrás da Red Bull e, eles ainda têm uma grande vantagem em corrida”, admitiu Vasseur.
“Estamos nos esforçando muito para fazer um trabalho melhor, mas se você der uma olhada, e isso é crucial, não é quando você está trazendo atualizações que está dando um grande passo à frente. Estamos tentando melhorar a aerodinâmica, a suspensão e tudo o que podemos fazer”, finalizou.
A Red Bull venceu todas as 12 corridas realizadas até agora e sustenta com folga a liderança no Mundial de Construtores com 503 pontos. A Ferrari amarga a quarta posição com 191 tentos, cinco a menos que a Aston Martin.
A Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.