Ferrari cutuca e diz que Red Bull saiu da “zona de conforto”: “Estamos pressionando”

Na atual temporada, Charles Leclerc e Carlos Sainz deram um salto em suas performances, sendo mais consistentes e agressivos nas corridas e conquistando mais pontos

O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, cutucou a Red Bull e disse que o time dos energéticos “saiu da zona de conforto” após a evolução recente do time italiano — e da McLaren — na temporada 2024 da Fórmula 1. O francês, que chegou na equipe de Maranello em 2023, reorganizou toda a estrutura e tornou o time mais competitivo no grid. Neste ano, Charles Leclerc e Carlos Sainz deram um salto em suas performances, sendo mais consistentes e agressivos nas corridas. Vale lembrar que Sainz, inclusive, aproveitou o abandono de Max Verstappen venceu o GP da Austrália.

“O que é verdade é que, comparando com o ano passado, conseguimos fazer um bom trabalho juntos e evoluir. Isso significa que estamos colocando pressão sobre eles e, agora, eles precisam ser mais agressivos com a estratégia de corrida”, afirmou o dirigente, ao portal RacingNews365.

“Eles não estão mais na zona de conforto como no ano passado, quando não importava o que acontecesse, depois da segunda volta, estavam sempre na frente. Isso é um divisor de águas no gerenciamento da corrida”, cutucou o chefe do time italiano.

Perguntado se a vitória da McLaren no GP de Miami é uma amostra do que deve acontecer no restante da temporada, Vasseur disse que “tem sido assim desde o início, dependendo da pista”.

Frédéric Vasseur acredita que as equipes estão mais próximas da Red Bull (Foto: Ferrari)

Ferrari colocou na pista a versão atualizada do carro da temporada 2024, a SF-24, nesta sexta-feira (10), na pista particular de Fiorano, durante o aproveitamento de um dia de filmagem para espécie de shakedown da atualização. Com a nova SF-24, Ferrari pretende se aproximar de maneira definitiva da Red Bull e afastar a ameaça McLaren, após o time inglês vencer em Miami no último fim de semana.

A principal mudança está no conceito do sidepod. A nova versão da SF-24 muda para algo como um ‘meiopod’, bastante parecido àquele usado pela Red Bull e seu RB20. A alteração na tampa do motor também é bastante considerável e fundamental para a troca de conceito.

Apesar da busca constante em ameaçar o time austríaco, Vasseur ponderou e disse que o time dos energéticos ainda tem o melhor carro do grid.

Ferrari evoluiu e quer continuar incomodando a Red Bull (Foto: Ferrari)

“Sinceramente, acho que a Red Bull ainda está à frente. Provavelmente Max teria vencido sem a entrada do safety-car. Não quero tirar conclusões sobre isso, mas [ele tinha] uma pole position e eles ainda tem uma pequena vantagem”.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento e das demais etapas do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.