Ferrari destaca histórico de sucesso em Baku, mas vê “pista de desafios únicos” na F1
Embora esteja otimista, para Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, o circuito é desafiador por exigir um acerto que performe em baixas e altas velocidades
A Ferrari reencontrou o caminho das vitórias na F1 2024 após conseguir sucesso no acerto do carro e escolher bem a estratégia adotada por Charles Leclerc no GP da Itália. Agora, espera que a “boa fase” obtida em Monza continua no GP do Azerbaijão, uma pista com características muito específicas e que exigirá equilíbrio das equipes para enfrentar dois opostos: trechos de altíssima velocidade e trechos para lá de travados.
“O circuito de rua de Baku apresenta uma combinação de seções de alta velocidade e seções extremamente sinuosas. É uma pista com um conjunto único de desafios na temporada. Costumamos ser bastante competitivos aqui e também é um dos circuitos favoritos de Charles. Estamos em alta após a vitória em Monza e determinados a manter essa boa fase”, declarou o chefe do time de Maranello, Frédéric Vasseur, ao site GP Blog.
Leclerc, que não vencia na temporada desde o GP de Mônaco, finalizou o GP do Azerbaijão de 2023 no pódio, em terceiro, atrás de Sergio Pérez — vencedor da corrida — e Max Verstappen.
Na temporada passada, vale lembrar, o carro da Red Bull era muito superior aos concorrentes e sobrou durante toda a temporada. Agora, embora a McLaren aparece como favorita para vencer a prova, Vasseur espera uma briga “muito acirrada” neste fim de semana.
“Mais uma vez, podemos esperar uma luta muito acirrada entre as quatro principais equipes [McLaren, Red Bull, Mercedes e Ferrari]. Costumo dizer que estamos nos concentrando em nós mesmos e está claro que essa é a abordagem correta, pois vimos uma mudança drástica na hierarquia entre as equipes desde o início da temporada”, disse o dirigente.
“Nossa vitória na Itália também confirma minha opinião de que a forma como você executa o fim de semana, de sexta a domingo, pode ter um papel tão importante quanto o nível de desempenho real do carro. Por isso, com Charles Leclerc e Carlos Sainz, vamos novamente tentar fazer tudo perfeitamente em no Azerbaijão para tentar trazer para casa outro resultado bom para a equipe”, concluiu o chefe da Ferrari.
A Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.