Ferrari diz que atualização do GP da Espanha amenizou “calcanhar de Aquiles” da SF-23
Mesmo com novo sidepod, os carros da Ferrari sofreram com a instabilidade em curvas de alta velocidade no circuito de Barcelona
Com exceção da Red Bull, que nada de braçada desde a segunda metade da temporada 2022 da Fórmula 1 e até aumentou a distância para as demais neste 2023, as outras nove equipes do grid continuam atrás de soluções para se aproximar do caminho das primeiras posições. Uma delas é, claro, a Ferrari. Apesar do resultado estranho no GP da Espanha no último fim de semana, com Charles Leclerc eliminado no Q1 da classificação e sem pontuar, a equipe acredita que deu um bom passo adiante no que diz respeito ao combate contra o que chamou de “calcanhar de Aquiles” da SF-23.
Quem falou sobre o assunto foi o diretor de engenharia Jock Clear, que apontou uma Ferrari mais próxima de encontrar solução para diminuir a instabilidade do carro. Para ele, justamente o maior defeito do carro nesta temporada.
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Para o fim de semana em Barcelona, a Ferrari apresentou um pacote de atualizações com direito a novo sidepod, com formato aerodinâmico semelhante ao da Red Bull, para encarar Mercedes e Aston Martin na luta para ser segunda força da F1 2023. É uma opinião que leva em conta a compreensão geral do caminho de desenvolvimento que a equipe escolheu, ainda que admita o fato do carro ter ficado mais sensível às condições climáticas. No fim das contas, apenas Carlos Sainz, quinto colocado, pontuou.
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“Nosso calcanhar de Aquiles tem sido um carro muito instável. Mas acho que está um pouco mais completo do que no ano passado, onde apenas procuramos tornar o carro um pouco mais dócil”, afirmou Clear. A solução para a instabilidade, ainda de acordo com o engenheiro, é o melhor aproveitamento da passagem do fluxo do ar frontal para o assoalho, que se tornou uma das áreas mais importantes do carro de F1 após a chegada do novo regulamento técnico, que trouxe de volta à categoria o efeito-solo.
“O que você vê visualmente nos sidepods provavelmente não é o principal fator. Isso é uma parte secundária, o que você faz com o assoalho e o difusor é o que realmente dita de onde está vindo a força descendente [do ar]”, explicou o britânico. “Isso leva você a direcionar o ar para diferentes lugares acima do assoalho. Então, você não vai olhar e dizer: ‘Precisamos desses sidepods diferentes’, você vai olhar o que está acontecendo no assoalho ao redor da roda traseira e vai dizer: ‘Ok, precisamos mudar a situação ali’.
Apesar da conquista de apenas dez pontos no GP da Espanha, que afastou a Ferrari da briga com Mercedes e Aston Martin pelo segundo lugar no Mundial de Construtores, Clear afirmou que as atualizações na SF-23 deixou o carro com uma melhor performance na passagem de ar para o assoalho, mesmo mais sensível diante das condições de vento, direção e altitude.
“Esta é uma atualização que trouxe desempenho, não apenas em termos de potência, mas também um pouco mais de saída de ar para a parte traseira do carro”, completou.
Com 100 pontos na quarta posição na tabela de construtores, 52 a menos que a Mercedes, segunda colocada, a Ferrari retorna à pista no GP do Canadá, oitava etapa da temporada. As atividades acontecem entre os dias 16 e 18 de junho. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
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