Ferrari diz que entendeu SF-23 após GP da Espanha: “Pista mostrou fraquezas”

Após etapas com desempenho ruim em 2023, a Ferrari compreendeu melhor o equipamento após o GP da Espanha, e agora acredita estar seguindo o caminho certo no desenvolvimento da SF-23

Depois de uma sequência de corridas complicadas entre os GPs de Miami e da Espanha, a Ferrari parece ter se reencontrado na Fórmula 1 2023. A escuderia italiana, que já havia tido bom desempenho na etapa do Canadá, levou atualizações para a Áustria, se consolidou como a segunda força do fim de semana e entrou novamente na briga pelo vice no Mundial de Construtores. A virada de chave aconteceu justamente após a prova em Barcelona, corrida que, segundo a escuderia, tem um traçado que escancarou os pontos fracos da SF-23.

A Ferrari começou a mostrar um melhor entendimento do conjunto já no GP do Canadá, em que teve uma boa corrida de recuperação com Charles Leclerc e Carlos Sainz. Mas o salto de desempenho maior aconteceu no GP da Áustria, onde levou uma série de atualizações para o carro.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Após atualizações, Charles Leclerc conseguiu um bom segundo lugar no GP da Áustria (Foto: AFP)

As principais mudanças foram aplicadas na asa dianteira e também no assoalho. A melhora foi nítida, uma vez que Charles Leclerc chegou a brigar pela pole, liderou a corrida, e fechou o dia com um bom segundo lugar. Para Jock Clear, engenheiro de corrida do monegasco, as atividades na Espanha foram determinantes para saber como melhorar o desempenho da SF-23.

Barcelona é uma pista excepcionalmente boa para identificar o que seu carro está fazendo. Você não pode esconder quando o carro é ruim em Barcelona e, da mesma forma, quando você tem um bom carro, você será forte lá”, seguiu Clear. 

“O fim de semana de Barcelona, ​​quando você tem esse desempenho relativo, foi provavelmente a chave, já que tínhamos muitos dados de uma pista que é absoluta e solidamente compreendida. Foi o fim de semana em que identificamos, ‘ok, é isso que está acontecendo com o carro’, e podemos confiar que essa é a nossa fraqueza”, revelou. A partir de então, tanto no desenvolvimento, embora obviamente já estivesse em andamento, mas também na forma como configuramos o carro, fizemos progresso”, finalizou.

Com os pontos obtidos no fim de semana do GP da Áustria, a Ferrari se mantém no quarto lugar no Mundial de Construtores com 158 pontos, mas agora está consideravelmente mais próxima das rivais Aston Martin (172), e Mercedes (178).

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.