Ferrari diz que entendeu SF-23 após GP da Espanha: “Pista mostrou fraquezas”
Após etapas com desempenho ruim em 2023, a Ferrari compreendeu melhor o equipamento após o GP da Espanha, e agora acredita estar seguindo o caminho certo no desenvolvimento da SF-23
Depois de uma sequência de corridas complicadas entre os GPs de Miami e da Espanha, a Ferrari parece ter se reencontrado na Fórmula 1 2023. A escuderia italiana, que já havia tido bom desempenho na etapa do Canadá, levou atualizações para a Áustria, se consolidou como a segunda força do fim de semana e entrou novamente na briga pelo vice no Mundial de Construtores. A virada de chave aconteceu justamente após a prova em Barcelona, corrida que, segundo a escuderia, tem um traçado que escancarou os pontos fracos da SF-23.
A Ferrari começou a mostrar um melhor entendimento do conjunto já no GP do Canadá, em que teve uma boa corrida de recuperação com Charles Leclerc e Carlos Sainz. Mas o salto de desempenho maior aconteceu no GP da Áustria, onde levou uma série de atualizações para o carro.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
As principais mudanças foram aplicadas na asa dianteira e também no assoalho. A melhora foi nítida, uma vez que Charles Leclerc chegou a brigar pela pole, liderou a corrida, e fechou o dia com um bom segundo lugar. Para Jock Clear, engenheiro de corrida do monegasco, as atividades na Espanha foram determinantes para saber como melhorar o desempenho da SF-23.
“Barcelona é uma pista excepcionalmente boa para identificar o que seu carro está fazendo. Você não pode esconder quando o carro é ruim em Barcelona e, da mesma forma, quando você tem um bom carro, você será forte lá”, seguiu Clear.
“O fim de semana de Barcelona, quando você tem esse desempenho relativo, foi provavelmente a chave, já que tínhamos muitos dados de uma pista que é absoluta e solidamente compreendida. Foi o fim de semana em que identificamos, ‘ok, é isso que está acontecendo com o carro’, e podemos confiar que essa é a nossa fraqueza”, revelou. A partir de então, tanto no desenvolvimento, embora obviamente já estivesse em andamento, mas também na forma como configuramos o carro, fizemos progresso”, finalizou.
Com os pontos obtidos no fim de semana do GP da Áustria, a Ferrari se mantém no quarto lugar no Mundial de Construtores com 158 pontos, mas agora está consideravelmente mais próxima das rivais Aston Martin (172), e Mercedes (178).
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.