Ferrari liga modo ataque sobre Red Bull e busca otimizar classificação em Silverstone
Depois de ver Max Verstappen ficar com a pole nas primeiras sete corridas do ano, a Ferrari está preparando um pacote de atualizações para neutralizar o tricampeão nas classificações
A Ferrari mudou o conceito da SF-24 para a temporada 2024 da Fórmula 1 e, ao contrário do que foi no ano passado, focou em desenvolver um carro com mais ritmo de corrida do que de classificação. Apesar de já ter vencido duas provas neste ano, a escuderia de Maranello viu Max Verstappen e Red Bull dominarem as sessões que definem o grid de largada e cravarem a pole-position nas primeiras sete etapas. Agora, o time italiano quer retomar a força em volta lançada e, para isso, mira atualizações para o GP da Inglaterra.
A Ferrari conseguiu impor um ritmo de classificação muito forte em 2023 e conquistou sete poles no total, sendo cinco com Charles Leclerc e outras duas com Carlos Sainz. O desempenho em corrida da SF-23, no entanto, deixava a desejar, e apenas a posição de honra conquistada pelo #55 no GP de Singapura foi convertida em vitória.
Relacionadas
Com tantas dificuldades em corridas, Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, viu a necessidade de mudar o projeto do carro para torná-lo mais rápido e eficiente aos domingos. Isso já é visto em 2024, e os italianos possuem duas vitórias e ocupam o segundo lugar no Mundial de Construtores.
Por outro lado, a Ferrari teve um pouco mais de dificuldade em classificações e isso a deixou de fora da briga pela vitória no GP da Emília-Romanha, por exemplo, quando foi superada por Red Bull e McLaren. Vasseur destacou que a mudança no projeto fez a equipe ficar mais vulnerável no que diz respeito a voltas rápidas.
“No ano passado fomos competitivos na classificação, mas sofríamos nas corridas. Também tínhamos alguns problemas em certas curvas e menos em outras. Então trabalhamos nesses pontos fracos e demos um passo à frente, mas isso nos comprometeu um pouco na classificação”, disse o dirigente.
Mas de acordo com o portal Formu1a.uno, a Ferrari espera reverter o cenário de classificação a partir do GP da Inglaterra, data prevista para chegar o próximo robusto pacote de atualizações da SF-24. Além das mudanças em Silverstone, a publicação ainda afirma que a equipe também vai fazer pequenas alterações no carro entre os GPs do Canadá e da Áustria.
A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!