O sábado (8) da
Fórmula 1 no Canadá começou da mesma forma que a sexta-feira terminou.
A Ferrari voltou a mostrar força no terceiro treino livre em Montreal, último antes do treino classificatório, ao liderar novamente – mas agora com Sebastian Vettel. O alemão alcançou o tempo de 1min10s843, melhor do fim de semana até aqui, e teve a honra de comandar uma dobradinha.
Charles Leclerc foi o segundo melhor, com tempo 0s1 pior. Lewis Hamilton, finalmente recuperado da batida no TL2, ficou devendo ainda mais: o déficit para Vettel foi de 0s4, diferença maior do que a vista na sexta-feira.
O quarto lugar foi de Valtteri Bottas, com 1min11s531 – quase 0s7 pior que Vettel. O top-5 ainda teve Max Verstappen, também com a missão de recuperar o tempo perdido em um toque leve no TL2.
Sebastian Vettel conseguiu o melhor tempo do fim de semana (Foto: AFP)
Pierre Gasly cumpriu a rotina de ser o mais lento do pelotão dianteiro, aparecendo em sexto. Daniel Ricciardo foi surpresa positiva, sendo sétimo, o melhor das equipes medianas. Lando Norris, Sergio Pérez e Daniil Kvyat fecharam o top-10.
O treino livre teve como destaque uma falha mecânica de Lance Stroll. O canadense teve um vazamento hidráulico, o que fez a traseira da Racing Point pegar fogo brevemente no retorno aos boxes. O carro não sofreu danos mais sérios, mas foi suficiente para impedir novas voltas antes do treino classificatório.
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP do Canadá
O TL3 começou como treinos livres costumam começar: sem uma urgência das equipes para sair dos boxes e começar a acumular voltas. Robert Kubica esperou cinco minutos para alcançar 1min16s732, sendo líder da sessão – por ser o único na pista, mas tudo bem.
Quase 20 minutos se passaram até que mais pilotos colocassem a mão na massa. Pierre Gasly e Kevin Magnussen superaram Kubica, mas logo se viram atrás de Daniil Kvyat, líder provisório com 1min13s991. Para a maioria dos pilotos, era a chance de brilhar antes de Mercedes e Ferrari entrarem na brincadeira.
Charles Leclerc (Foto: Ferrari)
Foi a equipe italiana que tomou a liderança. Sebastian Vettel conseguiu 1min12s478, sendo 0s1 melhor do que Charles Leclerc. O monegasco não conseguia ir ao limite – ou ia além da conta –, já que travou o pneu dianteiro direito duas vezes em uma só volta rápida. Na segunda tentativa, mesmo com borracha avariada, Charles melhorou consideravelmente: 1min11s596, 0s1 melhor do que a segunda tentativa de Sebastian.
A Mercedes, por sua vez, não ia tão rápida assim – seja de forma proposital ou não. Lewis Hamilton, finalmente de volta à pista após bater no TL2, tinha 1min12s119, 0s523 mais lento.
Enquanto isso, drama para Lance Stroll. O canadense teve um vazamento hidráulico enquanto fazia voltas rápidas, o que fez o carro soltar labaredas por alguns segundos. A solução foi retornar aos boxes de imediato para fazer reparos.
Lance Stroll foi surpreendido pelo fogo na traseira da Racing Point (Foto: Reprodução/TV)
E Lando Norris arranjava problemas para si próprio. O britânico passou com tudo por cima pela zebra ‘quebra-mola’ na última chicane de Montreal, e pediu para a McLaren checar se tudo ainda estava ok no carro. O #4 parecia intacto, mas os comissários investigaram o jovem piloto por não retornar à pista de forma considerada segura.
Enquanto isso, a Ferrari vivia a disputa interna para ver quem lideraria o TL3. A Mercedes seguia relativamente distante – Hamilton melhorou, mas seguia ainda por volta de 0s3 mais lento. Quem também melhorou foi Vettel, encontrando o tempo de 1min11s557, 0s04 melhor que Leclerc.
Restavam 15 minutos no cronômetro e o momento era de trabalho pesado de equipes e pilotos, tentando aproveitar ao máximo as condições climáticas mais próximas das do treino classificatório. A Ferrari colocou os carros na pista mais uma vez, melhorando tempos e mantendo a ordem.
A Mercedes imitou, e até ensaiou dar um golpe de última hora. Bottas tomou a liderança momentaneamente, enquanto Hamilton apareceu em terceiro, entre os dois ferraristas.
Só que aí a Ferrari colocou em uso a última carta na manga: os dois foram abaixo da casa de 1min11s pela primeira vez no fim de semana, tomando de vez a liderança do TL3.
F1 2019, GP do Canadá, Montreal, treino livre 3:
1 |
S VETTEL |
Ferrari |
1:10.843 |
|
2 |
C LECLERC |
Ferrari |
1:10.982 |
+0.139 |
3 |
L HAMILTON |
Mercedes |
1:11.236 |
+0.393 |
4 |
V BOTTAS |
Mercedes |
1:11.531 |
+0.688 |
5 |
M VERSTAPPEN |
Red Bull Honda |
1:11.842 |
+0.999 |
6 |
P GASLY |
Red Bull Honda |
1:11.914 |
+1.071 |
7 |
D RICCIARDO |
Renault |
1:12.045 |
+1.202 |
8 |
L NORRIS |
McLaren Renault |
1:12.154 |
+1.311 |
9 |
S PÉREZ |
Racing Point Mercedes |
1:12.175 |
+1.332 |
10 |
D KVYAT |
Toro Rosso Honda |
1:12.298 |
+1.455 |
11 |
N HÜLKENBERG |
Renault |
1:12.305 |
+1.462 |
12 |
K MAGNUSSEN |
Haas Ferrari |
1:12.337 |
+1.494 |
13 |
C SAINZ JR |
McLaren Renault |
1:12.399 |
+1.556 |
14 |
A ALBON |
Toro Rosso Honda |
1:12.423 |
+1.580 |
15 |
A GIOVINAZZI |
Alfa Romeo Ferrari |
1:12.627 |
+1.784 |
16 |
K RÄIKKÖNEN |
Alfa Romeo Ferrari |
1:12.708 |
+1.865 |
17 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
1:13.197 |
+2.354 |
18 |
G RUSSELL |
Williams Mercedes |
1:13.966 |
+3.123 |
19 |
R KUBICA |
Williams Mercedes |
1:14.426 |
+3.583 |
20 |
L STROLL |
Racing Point Mercedes |
|
|
|
|
Tempo 107% |
1:15.802 |
+4.959 |
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