Ferrari × McLaren: o que cada uma precisa para ser campeã de Construtores da F1 2024
Inúmeras são as combinações que colocam McLaren ou Ferrari com o título da Fórmula 1 2024. Em suma, os ingleses chegam a Abu Dhabi com a vantagem do desempate, mas o jogo pode virar em caso de vitória do duo de Maranello
A Fórmula 1 chega à última etapa da temporada 2024 neste fim de semana, em Abu Dhabi, com Ferrari e McLaren separadas na classificação do Mundial de Construtores por 21 pontos, com 44 a serem jogados. Para os italianos, o desafio é muito maior, já que uma simples vitória de Lando Norris ou Oscar Piastri encerra todas as combinações possíveis e tira os papaias de uma fila que já dura 26 anos, mas há muito jogo pela frente, e os resultados recentes provam que, de fato, não há favoritos para a decisão em Yas Marina.
A conta, na verdade, é muito simples: a Ferrari precisa fazer 22 pontos a mais que a McLaren para ser campeã — o último caneco erguido foi na famigerada temporada 2008, a do primeiro título de Lewis Hamilton contra Felipe Massa. O ideal, no entanto, seria Charles Leclerc e Carlos Sainz assegurarem a dobradinha e também o tento da volta mais rápida, pois obrigaria Norris e Piastri a somarem 24 pontos.
Claro que não seria difícil, pois a McLaren facilmente chega a essa pontuação, por exemplo, com terceiro e quarto (27) ou terceiro e quinto (25). O GP do Catar, todavia, mostrou como a F1 pode ser imprevisível, já que Norris foi punido e por pouco não ficou fora da zona de pontos.
Mesmo assim, a situação é favorável ao time de Woking, que já mata o jogo se vencer. E até a segunda colocação dos ingleses, caso a Ferrari não vença, coloca o time de Maranello em cenário delicado, já que o ideal é maximizar o que for possível para não precisar de um tropeço gigante do lado de lá.
Na temporada, desconsiderando etapas com corrida sprint, o GP em que a Ferrari mais marcou pontos foi na Austrália — na verdade, o duo anotou os 44 pontos possíveis, já que a corrida foi vencida por Sainz, com Leclerc em segundo e a melhor volta. Os italianos repetiram o 1-2 no GP dos Estados Unidos.
A McLaren, por sua vez, bateu na trave na Hungria, o GP da primeira vitória de Piastri. Embora Norris tenha terminado em segundo, o giro mais rápido ficou com George Russell.
No momento, como as duas possuem o mesmo número de vitórias (cinco), quem chega com a vantagem do desempate nas mãos é a McLaren, já que tem mais segundos lugares (dez a quatro). Mas se a Ferrari vencer, o desempate passa a ser dela. Confira a seguir algumas combinações possíveis para Ferrari e McLaren no GP de Abu Dhabi (vale destacar que, em todas, se Leclerc ou Sainz fizer a volta mais rápida, automaticamente força os ingleses a somarem 1 tento a mais):
Ferrari
– Inúmeras são as combinações que colocam a Ferrari com o título, mas em função de resultados piores da McLaren. Em suma, precisa de um fim de semana perfeito (dobradinha + volta mais rápida), porém os ingleses não podem somar 24 pontos;
– pode ser campeã mesmo se vencer e o outro piloto zerar. Nesse caso, a McLaren não pode somar 5 tentos (ou 6, se os italianos também fizerem a volta mais rápida);
– tem chances de título até se terminar em quarto e quinto. No entanto, a McLaren não poderia pontuar;
– quinto e sexto, por exemplo, já deixam a McLaren com o título, independentemente das posições de Norris e Piastri, pois a Ferrari chegaria a, no máximo, 637 (ou 638 com volta mais rápida).
McLaren
– se chegar à frente dos pilotos da Ferrari, o título é dela. É campeã também se um dos dois vencer, chegaria a 665 pontos e a Ferrari alcançaria, no máximo, 653.
– se for segunda colocada (18), o outro piloto tem de somar 6 para não depender do resultado da Ferrari;
– se a melhor posição for a terceira (15), precisa de, pelo menos, mais 9 tentos (quinto ou sexto com volta mais rápida);
– pode ser campeã até com um quarto e um quinto lugar, mas terá de fazer a volta mais rápida para neutralizar a Ferrari — nessa projeção, chegaria a 663, enquanto o máximo possível para Maranello seria 662.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 6 a 8 de dezembro, em Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: GP dos Países Baixos deixa calendário da F1 após 2026