GP dos Países Baixos deixa calendário da F1 após 2026: “Decidimos sair em alta”
Zandvoort vai receber a Fórmula 1 apenas até a temporada 2026. Anúncio foi feito pelos promotores do GP dos Países Baixos, que renovaram o contrato com a F1 por só mais um ano
O GP dos Países Baixos já tem data para deixar o calendário da Fórmula 1. Os promotores da corrida em Zandvoort decidiram renovar o contrato por uma única temporada e, assim, a última etapa está agendada para 2026.
Zandvoort recebeu a F1 pela primeira vez em 1952 e seguiu recebendo a categoria quase que ininterruptamente até 1985 — as exceções foram 1954, 1956, 1957 e 1972. Depois, a prova ficou ausente por 36 anos até retornar em 2021, aproveitando o boom de Max Verstappen no campeonato.
Relacionadas
Recentemente, porém, o futuro da corrida vinha sendo alvo de questionamentos. O contrato atual vence em 2025, mas o jornal local De Telegraaf noticiou nesta quarta-feira (4) que a renovação é de apenas um ano.
“Apesar de o anúncio de hoje sinalizar o fim de uma era monumental, estamos confiantes de que há muito mais para os fãs esperarem no GP dos Países Baixos de 2025 e 2026”, disse Robert van Overdijk, diretor do evento. “Somos um negócio de propriedade e operação privada, e devemos equilibrar as oportunidades apresentadas pela continuidade da organização de eventos, contra outros riscos e responsabilidades”, seguiu.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Decidimos sair em alta com mais dois incríveis GPs dos Países Baixos em 2025 e 2026”, anunciou. “Queremos dar esse passo enquanto nosso evento é adorado e apoiado por fãs apaixonados, residentes e pela comunidade da F1”, encerrou.
Diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali explicou que as duas partes buscaram alternativas para manter Zandvoort no calendário, mas disse respeitar a decisão dos promotores. Um revezamento com Spa-Francorchamps chegou a ser uma das opções.
“Todas as partes colaboraram positivamente para encontrar uma solução para estender a corrida, com muitas opções, incluindo alternação ou eventos anuais na mesa, e respeitamos a decisão do promotor de encerrar essa sequência incrível em 2026”, disse Domenicali. “Quero agradecer a toda equipe do GP dos Países Baixos e ao município de Zandvoort, que foram parceiros fantásticos da F1”, encerrou.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.