Ferrari muda planos de testes em Fiorano após confusão com regulamento

Em revisão ao regulamento, a Ferrari comunicou que não usará a SF21 em seus testes em Fiorano, já que é só é permitido o uso de carros pelo menos dois anos mais velhos que a especificação atual

BOTTAS POUCO REBELDE MOSTRA FALTA DE AMBIÇÃO NA F1

Na última segunda-feira (24), a Ferrari havia anunciado que faria testes com Carlos Sainz Jr., Charles Leclerc e Robert Shwartzman, piloto de testes da equipe, em Fiorano. Os quatro dias de testes seriam realizados com o carro do ano passado, a SF21. Mas, por conta das regras técnicas — e ainda confusas — do regulamento, que passa por uma transição para a nova temporada, a escuderia italiana foi forçada a mudar seus planos.

Com a mudança de regulamento técnico para 2022 — que ainda está sendo estipulado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e as equipes, mas ainda não foi aprovado para ratificação do pelo Conselho Mundial de Automobilismo do órgão regulador —, as regras ainda estão ‘abertas’. Porém, segundo redação da publicação mais recente da regulamentação, é proibido utilizar um carro que foi “projetado e construído para cumprir os Regulamentos Técnicos de Fórmula 1 do campeonato, ou do campeonato do ano anterior”.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Ferrari tinha testes programados com a SF21 (Foto: Ferrari)

LEIA TAMBÉM
Inconformada, Mercedes diz que Fórmula 1 “não pode rasgar regras pelo bem do show”
Chefe da Mercedes vê rivalidade com Red Bull igual a “boxeadores trocando socos”
Villeneuve crê que Hamilton faz silêncio para fugir do jogo de “mau perdedor” Wolff

“O programa de testes que a Ferrari deveria realizar a partir de hoje na pista de Fiorano foi alterado esta manhã. Aguardando uma atualização da FIA sobre como será aplicada a definição de testes em 2022, que estabelece qual carro pode ser usado neste tipo de teste — foi decidido na sessão que um SF71H 2018 será usado. O programa detalhado será anunciado posteriormente”, disse o time italiano, em comunicado.

Vale lembrar que é permitido, no entanto, realizar testes com carros pelo menos dois anos mais velhos que a especificação atual, para não ter uma vantagem de desempenho. Além da questões dos testes, as corridas de classificação, bem como o aumento de tempo de treinos livres da sexta-feira — que terão 30 minutos a mais de duração —, também estão sendo discutidos.

Outro ponto a se ressaltar é que a intenção da categoria é realizar os testes de pré-temporada a partir do dia 21 de fevereiro, no Circuito da Catalunha, na Espanha, até o dia 25 do mesmo mês. Em seguida, mais três datas de testes estão previstas para o Bahrein, local onde foi realizada a pré-temporada de 2021, entre os dias 10 e 12 de março. Isso significa que em 2022, os testes acabarão apenas oito dias antes da abertura do campeonato, que também ocorre no circuito de Sakhir. Atualmente, a regra prevê 10 dias de intervalo até a primeira etapa do ano.

PORSCHE E AUDI: EM VEZ DE SOLUÇÃO, PROBLEMA PARA A F1?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.