Ferrari diz que pit-wall está “mais confiante e calmo” e celebra “dia muito bom” no Japão

Com "boa estratégia e gestão de pneus", conforme destacado por Frédéric Vasseur, a Ferrari conquistou mais um pódio na temporada, no GP do Japão

A Ferrari prometeu um ritmo de corrida forte para o GP do Japão e cumpriu, com Carlos Sainz e Charles Leclerc batendo a McLaren e ficando em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Um resultado que, na visão do chefe, Frédéric Vasseur, reflete o clima “muito mais calmo e confiante” na operação do time.

Em estratégias diferentes, Sainz e Leclerc só não foram páreos para o duo da Red Bull, mais uma vez soberanos na temporada. No circuito de Suzuka, os taurinos fizeram mais uma dobradinha no ano — a terceira —, com Max Verstappen chegando à 57ª vitória na categoria.

Para o time de Maranello, no entanto, o resultado foi bastante celebrado, primeiro por superar as condições adversas da pista para a SF-24, mas também por ter confirmado que os italianos conseguiram acertar a mão em dois pontos fracos muito evidentes nos últimos anos: estratégia e gerenciamento de pneus.

À Sky Sports, Vasseur celebrou o “domingo muito bom” para a Ferrari. “Tivemos uma boa recuperação [com Leclerc] após uma classificação um tanto difícil.”

Charles Leclerc fez boa corrida de recuperação no Japão (Foto: AFP)

“Foi um domingo forte, com uma boa estratégia e uma boa gestão dos pneus”, salientou o francês, reconhecendo, contudo, que a classificação ainda precisa de acertos. “Se quisermos um fim de semana melhor, temos de melhorar mais o sábado.”

Em seguida, ao falar sobre o notório progresso em 2024, Vasseur explicou que “parte disso é a estratégia, o gerenciamento dos pneus”. “Quando se tem ritmo, é mais fácil administrar as situações”, completou.

“Isso vem com confiança. O pit-wall está muito mais calmo, e essa é a melhor maneira de se tomar decisões. Tudo está indo na mesma direção e o ambiente está tranquilo. A questão é que é preciso colocar as coisas em ordem, e quando você começa a caminhar na direção certa, todos vão para cima, ficam mais calmos, mais confiantes. É o oposto quando se tem uma espiral negativa”, seguiu.

“Demos um bom passo durante o inverno e também na última parte da temporada. Todos estão muito mais confiantes e mais calmos no time. Estamos fazendo um bom trabalho juntos”, finalizou Vasseur.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.