Ferrari revisa motor por “reação mais rápida” em maior temporada da história da F1

Diretor-técnico dos motores, Enrico Gualtieri revela foco na confiabilidade das unidades de potência para superar desafios deste campeonato

A Ferrari apresentou nesta terça-feira (13) o carro que disputará a temporada de 2024 da Fórmula 1, a SF-24. No terceiro ano das regras do conceito do efeito solo, a equipe italiana espera se aproximar da Red Bull, que dominou as últimas duas temporadas. E às vésperas de iniciar o campeonato mais longo da história, com 24 etapas, o time de Maranello destaca o desafio que terá na área de motores.

Em 2024, o regulamento permite que cada piloto possa usar até quatro unidades de potência sem tomar punição ao longo do ano, diferente dos três que eram permitidos até 2023. Mesmo assim, Enrico Gualtieri, diretor-técnico dos motores da Ferrari, ressaltou o desafio que a área terá pela frente, principalmente no quesito confiabilidade.

“Ainda que a unidade de potência seja congelada pelas regras, não significa que 2024 não apresenta desafios interessantes. Teremos mais corridas que em qualquer outra temporada, algo que exige reação mais rápida, com menos horas disponíveis para testes”, declarou o dirigente.

“Para nos preparar, revisamos todo o processo relacionado ao motor — preparação, autorização e gerência — para maximizar o desempenho. Ademais, trabalhamos muito próximos aos nossos parceiros para melhorar os procedimentos relacionados à confiabilidade”, completou.

Ferrari espera deixar para trás problemas com confiabilidade (Foto: Ferrari)

Em 2022, a Ferrari teve muitos problemas com a unidade de potência, com diversos abandonos relacionados a quebras de item ligados aos motores. Algo que melhorou para 2023, mas que não impediu Charles Leclerc e Carlos Sainz de tomarem punições por trocas excessivas destes componentes.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir. Já o campeonato terá início entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FERRARI APRESENTA SF-24, CARRO PARA A F1 2024 | React
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.