google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A Ferrari conseguiu dar o troco na Mercedes e fechou com o melhor tempo a sexta-feira (9) de treinos livres do GP do Canadá. Na segunda sessão do dia, nesta tarde, Kimi Räikkönen marcou 1min12s935 com pneus ultramacios e bateu Lewis Hamilton por 0s215. Sebastian Vettel fechou o rol dos três primeiros, enquanto Felipe Massa garantiu a sexta marca, logo à frente de Fernando Alonso.
Ao longo da tarde, Ferrari e Mercedes conseguiram equilibrar as forças, com as duas equipes muito próximas, o que mostra um cenário ainda inconclusivo para a corrida de domingo. Valtteri Bottas ficou um pouco mais atrás dos ponteiros e fechou em quarto, enquanto Max Verstappen conseguiu colocar a Red Bull como a melhor do resto, logo à frente de Massa. Aí veio Alonso para novamente tirar 'leite de pedra' e, depois de enfrentar uma série de problemas pela manhã e demorar para sair dos boxes à tarde, ainda marcou a sétima melhor marca desta sexta-feira.
A F1 retorna à pista em Montreal na manhã deste sábado com a disputa do terceiro treino livre a partir de 11h (horário de Brasília). A definição do grid de largada acontece às 14h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Canadá de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A Ferrari deu as cartas no início do segundo treino em Montreal e apareceu na frente da tabela de tempos com seus dois pilotos nos primeiros 15 minutos de sessão. Räikkönen chegou a ser mais rápido que Vettel e anotou 1min13s990 com pneus supermacios, A Force India voltou a mostrar bom trabalho, mas andou ligeiramente atrás da Red Bull. Carlos Sainz, da Toro Rosso, foi o primeiro a abrir os trabalhos depois dos problemas enfrentados pela manhã. Mas Fernando Alonso continuava nos boxes enquanto a McLaren trabalhava no seu carro.
Os primeiros tempos dos pilotos da Mercedes só vieram depois dos 15 minutos de sessão. Bottas deixou os boxes com pneus macios e sentiu a falta de aderência da pista, de modo a passar reto antes da última curva da pista canadense, mas em seguida fez um grande tempo: 1min14s079, apenas 0s089 atrás da marca de Kimi. Hamilton, com os supermacios, nem fazia força para se colocar na liderança pouco depois. Ou seja, a Mercedes indicava estar bem à frente da Ferrari. Massa figurava em décimo.
Antes do fim da primeira meia hora de treino, a Ferrari já liberou Vettel à pista com os pneus ultramacios. Assim, o alemão não teve dificuldades para retomar a liderança da sessão ao marcar 1min13s744. Mas o tetracampeão melhorou muito a sua marca e chegou a 1min13s200 em uma boa sequência de voltas rápidas. Räikkönen não deixou por menos e foi o primeiro a romper a barreira de 1min13s com 1min12s935. Mas só até que as Mercedes voltassem à pista com os ultramacios.
Bottas e Hamilton encostaram nos tempos da dupla da Ferrari, que estava nos boxes. Lewis alcançou 1min13s150 e ficou a 0s215 da marca de Räikkönen. Bottas aparecia em quarto, seguido por Massa. Por sua vez, Romain Grosjean não se acertava com o asfalto sujo e rodava. Pouco depois, Max Verstappen superava o brasileiro e assumia a qiunta posição com um tempo 0s453 inferior ao de Räikkönen: 1min13s388.
Com quase uma hora de treino, sob os olhares não muito contentes de Zak Brown, Alonso entrava no carro em mais um esforço hercúleo. A atenção do chefe foi desviada para a tela da TV justamente porque o outro carro da equipe, o de Stoffel Vandoorne, apareceu rodando na última chicane. Foi um erro típico de novato: o belga freou tarde na curva, pegou a zebra alta e se viu ao contrário. Ao menos, não parou no Muro dos Campeões.
Outro que rodou também foi Bottas, mas no contorno da curva 1. Sem controle, o carro da Mercedes cavalgou na grama da parte interna da curva 2 e jogou sujeira para a pista. Vettel, que vinha logo atrás, se viu obrigado a cortar caminho e evitar a região. Duas voltas depois, eis que Vettel, invejoso, também se perdeu, só que na curva 6.
Na sequência, Max Verstappen provocou a única bandeira vermelha da sessão com o estouro lento do motor Renault/Tag Heuer entre as curvas 6 e 7. O carro estacionado na pista fez com que os fiscais tivessem de empurrá-lo até um local propício no miolo do parque onde se localiza o circuito. Como o dia não estava fácil para ninguém, um dos cinco auxiliares acabou tropeçando.
O treino foi retomado quando restavam perto de dez minutos para o fim e contou com quase todos os carros na pista. Mas não houve nenhuma mudança significativa na ordem dos tempos entre os primeiros colocados. Assim, a sexta-feira em Montreal finalizou com Räikkönen na ponta, seguido por Hamilton e Vettel fechando o top-3. No fim, Alonso tirou novamente um coelho da cartola e conseguiu se superar ao colocar a McLaren em sétimo lugar.
#GALERIA(7066)
F1 2017, GP do Canadá, Montreal, TL2, final:
1 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:12.935 | 41 | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:13.150 | +0.215 | 41 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:13.200 | +0.265 | 41 | |
4 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:13.310 | +0.375 | 42 | |
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:13.388 | +0.453 | 25 | |
6 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:14.063 | +1.128 | 38 | |
7 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:14.245 | +1.310 | 19 | |
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:14.299 | +1.364 | 46 | |
9 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:14.461 | +1.526 | 38 | |
10 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:14.501 | +1.566 | 41 | |
11 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:14.566 | +1.631 | 33 | |
12 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:14.604 | +1.669 | 38 | |
13 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:14.621 | +1.686 | 43 | |
14 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:14.676 | +1.741 | 35 | |
15 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:15.072 | +2.137 | 8 | |
16 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:15.127 | +2.192 | 40 | |
17 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:15.240 | +2.305 | 40 | |
18 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:15.611 | +2.676 | 31 | |
19 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:15.624 | +2.689 | 20 | |
20 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:16.308 | +3.373 | 31 | |
Tempo 107% | 1:18.040 | +5.105 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }