Ferrari troca controle eletrônico novamente e já faz Leclerc ser punido em Jedá
Charles Leclerc já vai receber a primeira punição da temporada 2023 da Fórmula 1. O monegasco terá a parte eletrônica do motor trocado para o GP da Arábia Saudita
Se alguém dissesse antes da temporada, poderia até soar como brincadeira. Mas é verdade: Charles Leclerc será punido com ao menos dez posições no grid de largada do GP da Arábia Saudita após a Ferrari confirmar, nesta quarta-feira (15), a segunda troca do controle eletrônico da unidade de força do carro #16.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
As equipes podem utilizar apenas dois controles eletrônicos do motor ao longo da temporada. Na Ferrari, o primeiro deles foi retirado antes da largada no Bahrein. Na corrida, o motor falhou de vez e causou o abandono para interromper o que era um pódio encaminhado. Por isso, a nova mudança, que faz Leclerc ir para o terceiro componente.
“No domingo, ele teve dois problemas diferentes. O primeiro foi de manhã, quando ligamos o carro, e o segundo, durante a corrida. Infelizmente, nas duas vezes, a culpa foi do ECU, a unidade de controle eletrônico”, lamentou o chefe Frédéric Vasseur.
“Charles estava conosco no teste de pneus que fizemos ontem e na fábrica hoje de manhã. Fizemos um discurso para os funcionários onde estávamos juntos no palco. É óbvio que Charles está motivado, afinal, foi apenas uma de 23 corridas”, seguiu.
“Ele está no modo força total com a equipe, tentando tirar o máximo de cada um. A punição não é boa notícia, mas não é o fim da temporada também. Veremos o que vai acontecer em Jedá e qual será o resultado, mesmo com a punição. Mas não imagine nem por 1s que ele possa estar desmotivado. Está convencido [do trabalho], trabalhando conosco, ajudando a equipe e todo mundo de maneira positivo. Nada além disso”, finalizou o chefe da Ferrari.
Mesmo com as palavras de Vasseur, a verdade é que Leclerc terá ao menos dez posições de prejuízo no grid de largada na Arábia Saudita. É possível que seja mais que isso, caso a Ferrari deseje fazer novas mudanças para evitar punições mais adiante na temporada.
No ano passado, a Ferrari diminuiu o modo de potência no mapeamento do motor após o GP do Azerbaijão para tentar evitar problemas de confiabilidade e, segundo o time, foi esse o foco do trabalho no período intertemporadas.
A Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, entre os dias 17 e 19 de março.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.