Ferrari vê frustração como “melhor combustível” para voltar a brigar por vitórias
Frédéric Vasseur, chefe da equipe italiana, reconheceu a queda de desempenho, mas crê em reação ainda na temporada 2024
A Ferrari vive um drama dentro da temporada 2024 da Fórmula 1 e trabalha duro para tentar voltar a ser competitiva antes que seja tarde demais. A equipe de Maranello, que começou o ano muito forte, viu a SF-24 decepcionar após as atualizações feitas desde o GP do Canadá, fazendo com que a equipe fosse superada por McLaren e Mercedes, ainda que permaneça na terceira posição do Mundial de Construtores.
Para Frédéric Vasseur, chefe do time italiano, embora os resultados sejam ruins, a frustração pode ser o “melhor combustível” para uma retomada na segunda parte da temporada.
“De alguma forma, você precisa ter algum tipo de frustração quando não está indo bem porque esse também é o melhor combustível para voltar. Isso precisa ficar sob controle. Tivemos quatro finais de semana difíceis no Canadá, Espanha, Áustria e Grã-Bretanha“, disse o francês ao site F1.com. “O clima na equipe não estava bom, pois não era o que queríamos. Mas havia vontade de tentar recuperar o atraso, entender o motivo e corrigi-lo. A intenção era boa”, emendou.
A Ferrari começou 2024 como segunda força do grid, atrás apenas da Red Bull. Com um carro bastante rápido, a escuderia italiana confirmou as expectativas ao subir no degrau mais alto do pódio no GP da Austrália, com Carlos Sainz, e no GP de Mônaco, com Charles Leclerc. Porém, a performance do bólido vermelho caiu drasticamente a partir da etapa no Canadá.
“Se eu tiver de me orgulhar de algo, não posso dizer que são os resultados. Os resultados são consequência. É mais o fato de que todos estão mais dispostos a correr riscos, um pouco menos assustados. A consequência é o resultado”, disse Vasseur.
“É positivo o fato de estarmos tentando mudar a mentalidade. É preciso correr riscos em todos os lugares se você quiser vencer. Essa é uma mentalidade de corrida. Provavelmente também é o DNA da Red Bull. É onde precisamos chegar”, concluiu o chefe da Ferrari.
Após o recesso de verão, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.