Ferrari vê “trabalho semelhante” entre equipes e cita equilíbrio na F1: “Não é comum”

Para Fréderic Vasseur, chefe da Ferrari, no geral, os trabalhos dos times da ponta do grid são parecidos na temporada 2024

Depois de começar o ano forte, com vitórias e pódios na Fórmula 1, a queda de desempenho da Ferrari foi brusca e bastante surpreendente. Desde o GP do Canadá, Charles Leclerc e Carlos Sainz vem sofrendo para conseguir somar pontos no Mundial de Pilotos e Construtores. Agora, o time de Maranello tenta entender onde precisa melhorar para retomar o protagonismo na segunda metade da temporada 2024, sobretudo com o desafio de ver McLaren e Mercedes reagindo e vencendo corridas com mais regularidade. Apesar da dificuldade, Fréderic Vasseur, chefe do time italiano, vê trabalhos semelhantes entre as quatro principais equipes do grid.

“No começo da temporada, a Red Bull estava voando. Depois, tivemos uma boa sequência com duas ou três vitórias, e depois foi a McLaren e agora é a Mercedes. Ou Mercedes e McLaren”, começou o dirigente, ao site GPBlog.

“As quatro equipes fizeram um trabalho semelhante. Não é muito comum que, depois de 12 ou 13 corridas, você tenha quatro equipes em posição de vencer o campeonato. Marcamos algo como 60% mais pontos do que há um ano. Reduzimos a diferença em 300% em relação à Red Bull, e acho que essa é a parte interessante do campeonato”, emendou o francês.

Na última prova antes das férias de verão, na Bélgica, a Ferrari chegou a esboçar uma reação com a pole de Leclerc, mas o ritmo não foi o mesmo na corrida. Apesar disso, o #16 fez uma boa corrida e cruzou a linha de chegada em quarto, mas acabou ficando com o terceiro lugar por conta da desclassificação de George Russell.

Charles Leclerc fez boa corrida na Bélgica (Foto: Ferrari)

“Na manhã de sexta-feira do último fim de semana, eu teria apostado em Max [Verstappen]. Mesmo começando em 11º pela troca do motor, pensei que ele estaria voando. Mas, à tarde, ficou óbvio que seria a McLaren e, no final, conseguimos a pole e a Mercedes venceu a corrida”, explicou o chefe da Ferari.

“É um bom resumo da temporada e um bom resumo do campeonato deste ano”, concluiu.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.