Ferrari veta fornecimento de motores e põe em xeque futuro da Red Bull na F1 a partir de 2016, revela revista alemã

A Red Bull está sem motores para 2016. A Ferrari desistiu de qualquer acordo com a rival para o fornecimento das unidades de potência e se mostrou disposta a fechar contrato apenas com a Toro Rosso. A informação é da revista alemã 'Auto Motor und Sport'

A Ferrari deixou a Red Bull em uma posição ainda mais delicada na F1. A esquadra italiana decidiu que não vai mais fornecer motores aos austríacos para a temporada 2016. O time de Maranello está disposto a fechar acordo apenas com a Toro Rosso. A informação foi publicada nesta sexta-feira (9) pela revista alemã 'Auto Motor und Sport'. 
 
A opção ferrarista significa que a esquadra austríaca agora está definitivamente sem uma alternativa com relação às unidades de potência. Os tetracampeões ameaçam deixar a F1 se não encontrarem um acerto competitivo para a próxima temporada. 
Christian Horner confirmou que a equipe está em motores para 2016 (Foto: Getty Images)
Irritada com a insuficiência técnica dos motores da Renault, a Red Bull optou por romper os lanços com a fabricante francesa. Aí foi bater na porta da Mercedes, mas a montadora alemã rejeitou a possibilidade de vínculo com a rival. A Ferrari, então, sobrou como única alternativa, mas os italianos se mostraram relutantes e tinham como ideia fornecer a especificação 2015 aos austríacos. A manobra não deu certo.
 
Ainda nesta semana, o dono da marca das bebidas energéticas revelou que estabeleceu um prazo para a decisão sobre o futuro da equipe na F1. Segundo Dietrich Mateschitz, a decisão será tomada no fim deste mês de outubro.
 
"Nós nos esforçamos para conseguir os motores, mas até agora não temos nada, pelo menos não temos o que queremos", disse Mateschitz à revista 'Speedweek', que pertence à empresa das bebidas energéticas.
 
Questionado sobre um prazo para tomar a decisão final sobre o futuro da marca na F1, o empresário apenas disse: "Será em algum momento no fim de outubro."
 
Já em Sochi, onde o Mundial disputa a 15ª etapa neste fim de semana, Bernie Ecclestone afirmou aos jornalistas que não há muito que possa fazer para evitar a saída dos austríacos. Ou para pressionar a Ferrari a fornecer os motores. 
 
"No momento, parece que ficamos sem motor", confirmou Christian Horner à publicação alemã. O chefe da Red Bull havia revelado nesta semana que a esquadra ainda negocia com a Mercedes.
 
A Honda, em teoria a única fabricante que restou, já confirmou que não tem condições de fornecer unidades de potência para mais de uma equipe por enquanto. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.