FIA aceita protesto da Aston Martin e promete mudanças no resultado do GP da Áustria

Depois de a Aston Martin protestar contra o resultado do GP da Áustria, a FIA afirmou que uma "situação sem precedentes" tornou impossível a contagem dos excessos de limites de pista durante a corrida e prometeu investigação sobre possíveis punições

Em um fim de semana completamente tomado por punições a limites de pista na Fórmula 1, o GP da Áustria, realizado neste domingo (2), parece não ter acabado na bandeirada final. Logo depois da corrida, a Aston Martin protestou por uma suposta falta de consistência nas penalidades, e a FIA admitiu que está conduzindo uma análise sobre cerca de 1.200 denúncias de carros excedendo os limites da linha branca.

“Depois de receber um protesto da Aston Martin, os comissários de prova convocaram e ouviram os representantes da Aston Martin, Andy Stevenson, Nikolas Tombazis, da FIA, além de Diego Ioverno, da Ferrari. E determinaram o seguinte: o protesto foi interposto contra o resultado da classificação provisória”, inicia o comunicado.

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“Os comissários, primeiro, consideraram se o protesto era admissível e determinaram que, por ter sido apresentado dentro do prazo e cumprido os requisitos do Capítulo 13 do Código Desportivo Internacional da FIA, era um protesto admissível”, prossegue.

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FIA acatou pedido de investigação feito pela Aston Martin após o GP da Áustria (Foto: AFP)

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Segundo a entidade, as infrações na pista austríaca levaram a uma “situação sem precedentes”, que fez com que nem todos os excessos pudessem ser analisados com a corrida em andamento. Assim, prometeu uma investigação sobre possíveis infrações que não tenham sido contabilizadas ainda.

“A análise da lista de tempos de volta excluídos fornecida aos comissários pelo controle de corrida revelou que várias violações aos limites de pista não haviam sido previamente encaminhadas aos comissários para potencial punição”, admite a FIA.

“Foi determinado que algumas dessas infrações mereciam uma sanção que não havia sido aplicada anteriormente, quando da publicação da classificação provisória. Essas punições serão refletidas na classificação final. Consequentemente, o protesto é aceito e a taxa de protesto será devolvida ao concorrente.”, conclui o comunicado.

Além disso, a FIA ainda fez uma recomendação direta à organização do Red Bull Ring em relação às áreas de escape nas curvas 9 e 10 — que concentram o maior número de reclamações. De acordo com a entidade, ao instalar uma caixa de brita no local, o circuito conseguiria — ainda que de forma paliativa — conter o grande número de punições.

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