Verstappen domina e vence GP da Áustria com festival de punições. Leclerc é 2º

Em um GP da Áustria lotado de punições por infrações de limites de pista, Max Verstappen sobrou e venceu mais uma vez. Charles Leclerc foi segundo e ao menos interrompeu a série absurda de voltas lideradas pelo holandês

Max Verstappen segue sem adversários na temporada 2023 da F1. Nem mesmo o festival de punições por limite de pista foi capaz de parar o bicampeão no GP da Áustria, mais uma corrida amplamente dominada pelo holandês, virtual tricampeão do mundo.

O domínio foi tão grande que até deu tempo de parar com três voltas para o fim, calçar os pneus macios e cravar a volta mais rápida, levando ainda o pontinho extra. Charles Leclerc chegou em segundo, levou a Ferrari ao pódio e quebrou a sequência absurda de voltas seguidas do holandês na dianteira.

Sergio Pérez manteve o ritmo forte da sprint e voltou ao pódio, quebrando a sequência negativa de resultados. Carlos Sainz, em atuação feroz e inspirada, chegou na quarta colocação, mas foi quem puxou a fila dos punidos tardiamente e, assim, caiu para sexto. O ótimo Lando Norris foi quem ficou com o quarto posto no fim.

Fernando Alonso teve fim de semana extremamente tímido, mas chegou em quinto. O sétimo foi George Russell, já que Lewis Hamilton foi outro dos punidos horas depois, na também apagada Mercedes. Lance Stroll e Pierre Gasly – mais um punido – foram os últimos que salvaram pontos no Red Bull Ring.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Max Verstappen levou mais uma corrida na F1 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o GP da Áustria

A largada do GP da Áustria aconteceu às 10h02 (em Brasília), com Max Verstappen saindo bem, mas quase tomando por fora de Charles Leclerc, que partiu bastante agressivo. O monegasco tentou em mais duas curvas, até colocou de lado, mas não conseguiu superar o holandês.

Carlos Sainz até poderia ter atacado mais Leclerc, mas preferiu segurar o 2-3 da Ferrari, mais conservador. Aí vinha Lewis Hamilton, que passou Lando Norris, Fernando Alonso, Nico Hülkenberg, Lance Stroll, Pierre Gasly e Alex Albon.

Aliás, Stroll foi quem mais caiu ali, depois de ter a porta trancada ao tentar passar Norris e ficar para trás. Sergio Pérez subia para 13º, enquanto Yuki Tsunoda fazia uma barbeiragem das brabas, tocando Esteban Ocon, quebrando a asa e ignorando isso, passando reto ao não conseguir fazer a frenagem. Veio uma espécie de um ‘safety-car preventivo’ na pista, com detritos ali.

Max Verstappen pulou bem na largada da Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

Relargada na volta 4 e mais tranquila, com apenas Pérez superando Ocon. Aliás, já ficava claro como os pneus duros iam sendo complicados, com Alonso, o único com os compostos lá na frente, sofrendo muito para pegar Norris. O resto, todo mundo de médios, menos os lanternas Tsunoda e Valtteri Bottas.

O drama de toda corrida da Haas começava cedo, com Hülk perdendo ritmo e as posições para Stroll e Gasly. Resultado: o alemão nos boxes já na volta 12, voltando no fim da fila, em 19º. No outro extremo, Pérez já pulava para nono, passando Russell, na marra, e Albon.

Hamilton estava bastante irritado com a performance de sua Mercedes e levava junto uma advertência por limites de pista. Foi quando a Haas abriu o bico de vez: quebra de Hülk, sem potência, encostando o carro. Safety-car virtual na pista e bastante gente nos boxes, aproveitando a chance de perder menos tempo.

Nico Hülkenberg sofreu de novo com a péssima Haas (Foto: Haas F1 Team)

Hamilton, Norris, Gasly e Albon eram alguns de um grupo que, na volta seguinte, teve também a dupla da Ferrari e Alonso. E os italianos fizeram duas paradas horrendas, o que fez Sainz perder posições para Hamilton e Norris. Ficando bastante irritado.

Hamilton e Tsunoda eram os primeiros que tomavam 5s por limites de pista, mas muita gente já levava advertências. A corrida era um espetáculo até a volta 20, lotada de ultrapassagens, com nomes como Gasly, Albon e Ocon se destacando nas manobras no pelotão intermediário.

Mas o nome da prova até então era Sainz. O espanhol simplesmente jantou Norris, Hamilton e Pérez, em sequência, em diferentes pontos da pista, voando no traçado austríaco e compensando a besteira da Ferrari.

Ocon levava 5s por saída insegura dos boxes, emparelhado com Sargeant, o que o prejudicava na briga por pontos. Então, na volta 26, finalmente as Red Bull paravam, com Verstappen voltando em segundo e perdendo a enorme série de giros na liderança em 2023, mas apenas 6s atrás de Leclerc e coladinho em Sainz. Max logo passou Carlos. Já Pérez voltou em 11º, mas também atropelou Ocon e Albon já no retorno.

Lando Norris (Foto: McLaren)

Enquanto Max ia se aproximando de Charles na briga pela dianteira e Norris passava Hamilton aproveitando um erro, Sainz era mais um a levar 5s por limites de pista infringidos. E aí as Red Bull seguiam passeando: Verstappen passava Leclerc na volta 35 e retomava a liderança, enquanto Pérez limpava Gasly para ser o sétimo colocado.

Albon era mais um que entrava para o time repleto de pilotos com punições por limites de pista. Stroll, que estava atrás justamente do tailandês, fazia a segunda parada na volta 38 e voltava em 14º. Aí Gasly entrava para a seleção de punidos, enquanto Albon, Ocon, Tsunoda, Hamilton, Gasly e Sainz cumpriam a sanção nos boxes. Só faltava De Vries após 46 voltas.

O top-10 tinha Verstappen, de pneus duros, com 13s3 de frente para Leclerc, que guiava de médios e tinha 12s6 para Pérez, com os mesmos compostos, mas bem mais novos. 18s do mexicano estava Sainz, que fez boa manobra em cima de Norris. Aí vinham Alonso, Hamilton, Russell, Stroll e Gasly, fechando o top-10.

Charles Leclerc fez o que dava contra Max Verstappen (Foto: Ferrari)

Leclerc colocava os pneus duros e, logo depois, Verstappen ia junto, para os médios. O holandês seguia muito na frente, com 5s2 para Pérez e 13s para o monegasco. Sainz aparecia 7s8 distante de Leclerc. E, surpreendentemente, Norris aparecia coladinho no espanhol. Quando Pérez foi aos boxes, na volta 51, voltou em quinto, 4s atrás do inglês da McLaren.

Enquanto Tsunoda via a punição crescer para 10s por não tê-la cumprido de forma correta, Stroll parava mais uma vez para pneus médios e Pérez passava facilmente por Norris. Próximos alvos eram as Ferrari, bem mais lentas que as Red Bull.

Sainz, em dia inspiradíssimo, fez uma série de lindas defesas, aguentou o quanto foi possível com muito menos carro e pneus piores, mas acabou superado por Pérez com 10 voltas para o fim. O mexicano entrava no top-3 e ficava a 13s de Leclerc.

Ali na frente, nada mais aconteceu, só a ultrapassagem de Stroll em cima de Albon pelo pontinho final. Ah, mas Verstappen ainda queria jogo. Aí, o holandês parou na volta 69 e, de pneus macios, obviamente cravou a melhor volta. Mais 1 pontinho para o rapaz.

A corrida, no entanto, só foi acabar de verdade lá pelas 16h30 (em Brasília), quando a FIA soltou uma leva gigantesca de punições, que mexeu diretamente com as posições abaixo do pódio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, nona etapa, GP da Áustria, Red Bull Ring, Resultado Final (com punições):

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT71 voltas 
2C LECLERCFerrari+ 5.155 
3S PÉREZRed Bull RBPT+ 17.188 
4L NORRISMcLaren Mercedes+ 26.327 
5F ALONSOAston Martin Mercedes+ 30.317 
6C SAINZFerrari+ 31.377+10s 
7G RUSSELLMercedes+ 48.403 
8L HAMILTONMercedes+ 49.196+10s
9L STROLLAston Martin Mercedes+ 59.043 
10P GASLYAlpine Renault+ 1:07.667+10s
11A ALBONWilliams Mercedes+ 1:19.767+10s
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
13L SARGEANTWilliams Mercedes+ 1 volta+15s
14E OCONAlpine Renault+ 1 volta+30s 
15V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
16O PIASTRIMcLaren Mercedes+ 1 volta 
17N DE VRIESAlphaTauri RBPT+ 1 volta+20s 
18K MAGNUSSENHaas Ferrari+ 1 volta+5s
19Y TSUNODAAlphaTauri RBPT+ 1 volta+15s
20N HÜLKENBERGHaas FerrariAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.