FIA dá advertência formal a Wolff e Vasseur por ofensas durante entrevista em Las Vegas

Pouco após audiência realizada em Abu Dhabi, FIA resolveu expedir apenas advertências formais para os chefes de equipe Toto Wolff e Frédéric Vasseur

Demorou pouco. Cerca de 45 minutos após iniciar a audiência formal com Toto Wolff e Frédéric Vasseur, chefes de Mercedes e Ferrari, o grupo de comissários da FIA resolveu dar somente uma advertência formal, nesta sexta-feira (23), para ambos por conta das ofensas utilizadas durante e entrevista oficial após o TL1 em Las Vegas.

Os comissários marcaram a reunião para as 17h locais (10 de Brasília, GMT-3), mas apenas 15 minutos depois os dois saíram juntos do espaço e andaram pelo paddock com direito a risadas de Wolff. Por volta de 30 minutos depois, a confirmação de que nenhum dos dois será sancionado, mas seriam advertidos por terem cometido uma “brecha nas regras”.

Relacionadas


Os dois tiveram de explicar a linguagem usada na entrevista que aconteceu logo após o primeiro treino na prova americana. A investigação dos comissários averiguava se quebraram o Artigo 12.2.1.f do Código Esportivo da FIA. Segundo este, há uma quebra nas regras caso um competidor, piloto ou representante de equipe, seja responsável por “qualquer palavra, ato ou texto que cause prejuízo moral para a FIA, suas federações, membros ou executivos, além da defesa geral do interesse do esporte a motor e valores defendidos pela FIA”.

De acordo com o boletim oficial da FIA para o GP de Abu Dhabi nesta quinta-feira, “os comissários do GP de Las Vegas, após receberem um relatório do responsável de mídia da FIA sobre o preocupante uso de certa linguagem numa entrevista coletiva da FIA no dia 16 de novembro, e tendo em vista a inabilidade de conduzir uma audiência no domingo de manhã, delegaram a autoridade sobre a questão para os comissários de Abu Dhabi”.

Wolff foi chamado pelos comissários junto de Vasseur pelos palavrões em Vegas (Foto: LAT Images)

Na ocasião, Carlos Sainz passou por uma tampa solta de bueiro e destruiu toda a parte de baixo do carro. Não apenas precisou trocar o chassi — algo que também aconteceu com Esteban Ocon —, mas ainda vários outros componentes do carro. Por fim, com anuência da Mercedes, foi punido. Segundo disse Max Verstappen mais tarde, Sainz chegou a ficar alguns segundos sem sentir as pernas após o acidente.

Durante a entrevista, quando ainda não se sabia se o TL2 seria disputado, Vasseur se mostrou irritadíssimo. Numa das declarações, disse que a situação tinha “fodido o treino de Carlos”. Mais tarde, quando questionado se também estava incomodado com a situação, Wolff se irritou com o jornalista responsável pela questão. “Você está falando sobre a porra de uma tampa de bueiro. Isso já aconteceu antes e não é nada, é o TL1”, falou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 6h30 (de Brasília), enquanto o TL2 começa às 10h; no sábado, o TL3 inicia às 7h30, com a classificação às 11h. Por fim, a largada, no domingo, está programada para as 10h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Toto BRIGÃO e Hamilton INFANTIL: MERCEDES ENVERGONHA na F1 | TT GP #123
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.