FIA anuncia mudanças e elimina ponto extra na F1 para volta mais rápida a partir de 2025

Além do fim do ponto extra para a volta mais rápida, a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo também decidiu pelo aumento da participação de novatos nos treinos livres da F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira (17) mais algumas alterações no regulamento técnico de 2026, além de ajustes no regulamento esportivo válidos para a próxima temporada, e a principal mudança diz respeito à pontuação. Após reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, a entidade decidiu remover o ponto extra concedido ao piloto dono da volta mais rápida em cada corrida.

O tento extra foi introduzido na categoria em 2019 como mais uma das inúmeras tentativas de melhorar a disputa. O atual regulamento premia o dono do melhor giro da corrida, desde que ele termine entre os dez primeiros colocados.

De fato, a novidade trouxe para os boxes algumas jogadas estratégicas envolvendo a pontuação bônus, sendo a mais comum a realização de um pit-stop tardio para ‘roubar’ o tento do adversário — isso, aliás, foi motivo de muita discussão em Singapura, já que a RB, equipe B da Red Bull, executou o movimento com Daniel Ricciardo, impedindo Lando Norris, principal rival de Max Verstappen, de somar o ponto que precisava para continuar dependendo apenas de si no campeonato.

Outra modificação importante é quanto à participação de jovens pilotos nos treinos livres. Agora, cada equipe terá de ceder espaço para um novato em dois fins de semana por carro, e não somente um, como acontece. Isso significa que a F1 terá estreantes em quatro oportunidades por equipe nas primeiras sessões de 2025.

RB e Red Bull (em 1º e 2º plano) protagonizaram a polêmica do ponto extra este ano (Foto: Red Bull Content Pool)

O conselho também concordou com uma série de melhorias nas regras da temporada 2026, que contará com uma importante mudança nas unidades de potência. A entidade afirmou que o regulamento esportivo “passou por uma atualização significativa para simplificar e modernizar sua estrutura”, com a introdução de medidas “para regular o gerenciamento de energia das unidades de potência, bem como da aerodinâmica móvel”.

Além disso, haverá três testes de pré-temporada com três dias cada. O regulamento financeiro também passou pelo mesmo processo de simplificação, segundo a entidade, porém outros ajustes serão feitos nos próximos meses.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos, em Austin e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (18), o treino livre está marcado para a 14h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 18h30, acontece a classificação da sprint. No sábado (19), a prova curta será às 15h, com a classificação às 19h. No domingo (20), a largada está marcada para as 16h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris perde prazo de transformar domínio em título e só bate Verstappen com sorte

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!