FIA aprova mudança, e equipes vão poder usar sistema triplo de escapamento para aumentar ronco do motor

Para aumentar o ronco dos motores, o Conselho Mundial da FIA aprovou uma mudança nos sistemas de escapamento da F1. Os times vão poder usar um sistema triplo de escape

A busca pelo velho ruído dos carros de F1 ganhou um reforço nesta quarta-feira (14). A partir da próxima temporada, os times terão a opção de correr com um esquema triplo de escapamento.
 
Durante uma reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), os times aprovaram uma proposta de tornar obrigatório o uso de duas saídas de escape, ao invés da única atual que acabou por tornar o som abafado.
Times vão poder usar sistema triplo de escapamento na F1 (Foto: Williams F1)
Após a aprovação no Conselho Mundial, a FIA publicou um regulamento específico, que esclarece que a saída de exaustão da turbina deve ser separada da válvula de escape. Os times, entretanto, podem usar duas saídas na válvula de escape.
 
“O sistema de exaustão do motor deve ter uma única saída de escape da turbina e uma ou duas saídas na válvula de escape, que devem ser todas viradas para trás, por onde todos os gases devem passar”, diz o novo artigo 5.8.2 do Regulamento Técnico. “Todos e só os gases de saída da turbina devem passar pela válvula de escape. Nenhuma das saídas deve conter outras saídas”, completa.
 
A FIA incluiu no regulamento a posição onde a saída do escapamento pode estar, uma medida para evitar a volta do difusor soprado. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.