FIA aprova mudanças nos treinos e número de jogos de pneus da Fórmula 1 em Ímola

O GP da Emília-Romanha, que marca a volta de Ímola ao calendário após 14 anos, vai ter apenas dois dias de atividades. Por isso, a FIA determinou que cada piloto vai receber menos pneus para o fim de semana e também mudou horários dos treinos

O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou mudanças no regulamento esportivo da Fórmula 1 para o fim de semana de apenas dois dias do GP da Emília-Romanha, em Ímola.

A única sessão de treinos livres, prevista para o sábado, vai ter 1h30 de duração e termina duas horas e meia antes do início da classificação – trinta minutos a mais do que o normal. Assim, segundo a FIA, as equipes vão ter mais tempo para processar o que aprenderam na pista.

Além disso, vão ser feitos duas reuniões dos pilotos. Na sexta-feira, para que sejam discutidos assuntos da última corrida, o GP de Portugal. No sábado, entre os treinos, para que sejam dados respostas e avaliações sobre o traçado italiano.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Fórmula 1 vai fazer apenas dois dias de atividade em Ímola (Foto: Alfa Romeo)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Fórmula 1 também anunciou que, sem treinos na sexta-feira, cada piloto terá direito a 10 jogos de pneus – dois de duros, dois médios e seis macios. Nos demais finais de semana, são 13. Três compostos usados devem ser retornados após o treino livre.

Em Portimão, Michael Masi, diretor de provas da FIA, comentou sobre as dificuldades para ajustar a categoria ao novo formato que será adotado em Ímola.

“É tudo mais compacto porque efetivamente o que acontecia na sexta-feira foi retirado do cronograma. Certamente será interessante para ver e é algo que estou ansioso. Falei com alguns dirigentes e eles também estão [ansiosos]. É algo completamente diferente”, afirmou.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube