FIA celebra confirmação de chegada da Cadillac à F1 e vê “momento de transformação”
Após F1 barrar por anos entrada de 11ª equipe, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, viu chegada da Cadillac como novo momento para o automobilismo
Presidente da Federação Internacional de Automobilismo [FIA], Mohammed Ben Sulayem celebrou a oficialização da Cadillac como 11ª equipe da Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, anunciada nesta sexta-feira (7). O dirigente da FIA viu a notícia como “momento de transformação” após a categoria rejeitar por anos um novo time no certame.
A Andretti foi quem mais bateu na porta da categoria nos últimos anos para ser a 11ª equipe, mas sempre teve um não como resposta, mesmo fazendo contínuos investimentos na estrutura, como construir uma fábrica nova nos arredores de Indianápolis e montando uma sub-sede em Silverstone.
O mais próximo da Fórmula 1 que a Andretti esteve foi quando tentou comprar a Sauber, antes mesmo da Audi assumir o controle acionário da estrutura suíça. As partes estiveram muito próximas de um acerto em 2021, mas os liderados por Michael Andretti pularam do barco por conta de alguns detalhes contratuais.
O sonho de Michael Andretti só avançou quando ele saiu da frente. Em setembro do ano passado, o dirigente alegou que queria disfrutar a vida e deixou do comando do grupo Andretti. Dan Towriss, antigo investidor da estrutura, foi que assumiu o cargo de CEO. Na sequência, mudou o nome do projeto e deu protagonismo à Cadillac, que, esta sim, sempre foi cortejada pela Fórmula 1.

Em novembro do ano passado, a categoria acertou de forma preliminar um acordo com a Cadillac ser a 11ª equipe do grid, o que foi consumado nesta sexta-feira, após F1 e FIA aprovarem a candidatura após análise “esportiva, técnica e financeira”.
“Hoje marca um momento de transformação, e estou orgulhoso de liderar a FIA nesse passo adiante para o campeonato. Expandir a Fórmula 1 para 11 equipes a partir de 2026 é um grande feito. GM/Cadillac traz uma nova energia, aliados ao novo regulamento de 2026 e inaugurando uma era emocionante ao esporte”, falou o presidente da FIA.
“A presença da GM/Cadillac no paddock vai inspirar futuros competidores e fãs. A entrada deles fortalece nossa missão de ultrapassar os limites do automobilismo no mais alto nível”, encerrou.
A próxima atividade da Fórmula 1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

