FIA celebra “futuro emocionante” e F1 “mais relevante” com regulamento de 2026

De acordo com Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, a Fórmula 1 "alcançou o objetivo" desejado com o novo regulamento para 2026, anunciado nesta quinta-feira (6)

Nesta quinta-feira (6), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apresentou o novo conjunto de regras para a próxima geração de carros, que entra em vigor em 2026. Presidente do órgão dirigente, Mohammed Ben Sulayem afirmou que a Fórmula 1 está caminhando para “um futuro extremamente emocionante”, destacando que as mudanças estão focadas em “tecnologia avançada, sustentabilidade e segurança”.

O primeiro grande passo para mudar o campeonato foi dado no ano passado com a aprovação da nova configuração das unidades de potência. A F1 concordou em manter o motor turbo híbrido V6, mas com ajustes fundamentais para ampliar a noção de sustentabilidade e a redução dos custos. Ficou definido o aumento de energia elétrica nas unidades, o fim do MGU-H (peça utilizada para recuperação de energia), e um novo MGU-K que gera o triplo de potência.

“Hoje, a FIA está definindo um futuro extremamente emocionante para a categoria principal do automobilismo com o lançamento de um novo conjunto abrangente de regras para o Mundial de Fórmula 1 de 2026 e além”, disse Ben Sulayem ao site oficial da categoria.

“Após a publicação das regras em relação às unidades de potência de 2026, há dois anos, aproveitamos a oportunidade para redefinir os regulamentos do chassi para atender aos requisitos de energia das novas unidades de potência. Em colaboração com os nossos parceiros na Fórmula 1 e contando com a assistência das dez equipes e de todas as partes interessadas, fizemos uma revisão única que garantirá que o nosso campeonato principal seja ainda mais relevante para o que está acontecendo no mundo”, pontuou.

As primeiras imagens do carro da F1 para a temporada 2026 (Foto: FIA)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Os novos regulamentos para as unidades de potência já resultaram no comprometimento de um número recorde de fabricantes com o esporte. E agora, em conjunto com os regulamentos de chassis que preveem carros mais leves e ágeis com soluções aerodinâmicas inovadoras, criamos um conjunto de regras concebidas não só para melhorar as corridas, mas também para tornar o campeonato ainda mais atraente para as fabricantes de motores, OEMs (Original Equipment Manufacturer) e atuais competidores”, acrescentou o dirigente.

“As principais características dos regulamentos de 2026 ficam por conta da tecnologia avançada, sustentabilidade e segurança. Nosso objetivo, juntamente com a Fórmula 1, era produzir um carro adequado para o futuro da categoria máxima do esporte. Acreditamos que alcançamos esse objetivo”, finalizou Ben Sulayem.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Canadá de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira (7), o TL1 está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto o  TL2 encerra o dia às 18h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 13h30, ao passo que a classificação está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 15h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.