FIA chancela decisão e garante título mundial de Verstappen após confusão no Japão

Minutos depois do conturbado fim de corrida da Fórmula 1 no Japão, FIA confirma que Max Verstappen é mesmo campeão mundial

TUDO SOBRE O GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing

Todo o dia de corrida da Fórmula 1 no Japão, neste domingo (9), foi bastante conturbado. Com chuva, interrupção e trator na pista, o cardápio já era vasto. Mas na última volta e nos minutos que seguiram o final da corrida, as coisas deram ainda mais uma envergada rumo ao esquisito. O saldo foi que Max Verstappen só foi descobrir que era campeão mundial durante a entrevista pós-corrida. Segundo a FIA, porém, não há erro na contagem: Verstappen é bicampeão mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

O que aconteceu foi que Charles Leclerc precisava ser segundo colocado para evitar a conquista e ocupava o posto até a última volta, quando Sergio Pérez mergulhou para ultrapassar. Leclerc saiu da pista para se defender e voltou ainda em segundo. A manobra rendeu uma punição quase imediata de troca de posições, mas, como foi na última volta, a oficialização veio alguns minutos mais tarde.

Mas essa foi apenas parte da situação. Acontece que, por conta da interrupção de duas horas após a largada, a corrida teve de terminar no tempo e teve cerca de 50% das voltas planejadas: 28 de 53. Houve uma dúvida grande sobre a pontuação seguiria a tabela destacada nas regras para casos assim. Nesta situação, Verstappen ficaria com 19 pontos em vez de 25 e Leclerc, mesmo em terceiro, evitaria a conquista do título.

Max Verstappen é campeão mundial de F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

O que a FIA realçou é que essa regra de pontuação dividida vale apenas quando uma corrida é suspensa antes da bandeirada e não pode ser retomada, como aconteceu na Bélgica, em 2021. Assim, ainda que uma corrida tenha metade das voltas imaginadas inicialmente, mas chegue à bandeirada, a pontuação que vale é a tradicional. E valeu o título.

“As regras relacionadas a alocação reduzida de pontos (artigo 6.5) se aplica apenas no evento da suspensão de uma corrida que não possa ser reiniciada. Desta forma, a pontuação cheia é distribuída [no Japão] e Max Verstappen é campeão mundial”, explicou.

A Fórmula 1 continua em duas semanas, entre os dias 21 e 23 de outubro, direto de Austin, no Texas, com o GP dos Estados Unidos.

Pierre Gasly passa muito próximo a trator na pista em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.