FIA confirma que asa do W15 é legal, mas ainda estuda se atende ‘espírito das regras’

Pat Symonds, delegado-técnico da FIA, confirmou que a asa dianteira da Mercedes é legal. Mas avaliações da peça do W15 ainda continuam

A novidade de carro que mais rende debate no começo dos trabalhos da Fórmula 1 em 2024 é a nova asa dianteira da Mercedes, que rendeu dúvidas das equipes rivais antes do começo dos testes coletivos de pré-temporada no Bahrein. Após a equipe afirmar que a asa foi permitida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o próprio órgão confirmou. Mas as avaliações ainda continuam.

Na quarta-feira, durante o primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada, o delegado-técnico da FIA, Pat Symonds, confirmou aquilo que a Mercedes havia indicado: houve o ok oficial para a asa.

“Está completamente de acordo com as regras, não há qualquer dúvida quanto a isso”, disse em entrevista à rede inglesa de TV Sky Sports. “Queremos que um carro tenha uma solução como essa? Acredito que precisamos entender o tamanho do efeito que terá”, completou.

Entretanto, de acordo com o site italiano Formu1a.uno, as avaliações continuam por parte da FIA. Não necessariamente sobre a legalidade da asa, mas se fere ou não o ‘espírito das regras’.

Lewis Hamilton durante o segundo dia de testes no Bahrein (Foto: Mercedes)

Trocando em miúdos, se é algo que o órgão só não proibiu porque não pensou na possibilidade. Caso decida que é legal mas não está no espírito das regras, tem o direito de bloquear qualquer reprodução e utilização futura, como aconteceu com o DAS, da própria Mercedes, em 2020.

A nova asa dianteira da Mercedes tenta recriar o vórtex Y250 da antiga geração de carros, algo que facilita o controle da turbulência causada pelo fluxo de ar.

O terceiro dia de testes será nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SAINZ FAZ MELHOR TEMPO DOS TESTES E INJETA ÂNIMO NA F1 2024 | Briefing

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.