FIA dá luz verde para Renault escalar Alonso no teste de novatos de Abu Dhabi

Após tentativa e protestos, a Renault enfim sabe que poderá escalar Fernando Alonso no teste marcado para a semana após o GP de Abu Dhabi

Fernando Alonso recebeu a luz verde e irá participar dos testes de novatos, marcado para Abu Dhabi na semana posterior ao fim do campeonato 2020. A intenção da Renault de escalar Alonso para andar na pista de Yas Marina com o carro atual teve de ser avaliada pela FIA após outras equipes se mostrarem contrárias, mas o órgão máximo do esporte permitiu a manobra.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Como o teste é para pilotos jovens, equipes como McLaren e Haas entendiam que Alonso não se encaixava, por ser um piloto de longa carreira na F1, ainda que fora do grid há dois anos.

No fim das contas, porém, os testes contam com diferentes regras agora que no passado. Os únicos pilotos verdadeiramente bloqueados são aqueles sem contrato válido para a temporada 2020 com alguma equipe. Assim, não somente Alonso, mas Robert Kubica, Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne e – todos ex-F1 fora do grid deste ano, mas reservas de alguma equipe – podem ser escalados.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Fernando Alonso vai andar no circuito de Yas Marina (Foto: Renault)

Desde que confirmou o retorno para a F1 em 2021, Alonso tem feito testes com o carro de 2018, tentando se manter na ativa e acostumado com aspectos do bólido. Ainda que, claro, o carro atual esteja praticamente fora de alcance. A única possibilidade de andar com o carro de 2020 foi num dia de filmagem, mas estas atividades estão limitadas a somente 100 km de quilometragem. Abu Dhabi será a primeira oportunidade real de testar o carro.

Os testes de Abu Dhabi serão a primeira atividade vislumbrando o ano de 2021 e, para isso, cada equipe pode dispor de seus dois carros na pista. De acordo com a rede de TV espanhola Movistar, McLaren e Racing Point escolheram não participar, ao passo que a Haas usará somente um carro – e provavelmente dividirá o monoposto entre seus dois pilotos novatos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.