FIA define carro de Verstappen como 100% legal depois de inspeção especial pós-Jedá

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) escolheu aleatoriamente o carro do tricampeão após a etapa na Arábia Saudita, mas não encontrou irregularidades

Max Verstappen teve seu carro inspecionado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após o GP da Arábia Saudita. O tricampeão voltou a dominar o fim de semana, venceu a segunda seguida em 2024, e cruzou a linha de chegada com 8s de vantagem para o companheiro Sergio Pérez — que se tornou 13s após o mexicano receber uma punição de 5s por ter sido liberado de forma perigosa dos boxes. O órgão que regula o esporte, no entanto, não encontrou irregularidades no bólido #1.

Apesar de a Red Bull dar indícios de que está ainda mais dominante em 2024, a aferição do carro de Verstappen não é fruto de uma desconfiança de que o equipamento está fora das regras. É comum a FIA realizar esse trabalho e ela escolhe de forma aleatória entre os pilotos que estão no top-10. Inclusive, foi em uma dessas inspeções que Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do GP dos Estados Unidos do ano passado. Na ocasião, foi constatado um alto desgaste da prancha do assoalho de ambos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Porém, não existe um padrão nos itens averiguados pela FIA. Dessa vez, o órgão analisou os amortecedores das suspensões dianteira e traseira, o sistema de admissão de ar do motor, sistema de óleo e refrigeração e troca de refrigeração de ar, além de todos os sensores relacionados a esses itens. A entidade não encontrou irregularidades no carro de Verstappen.

A Red Bull segue dominando a F1 em 2024 (Foto: AFP)

A Red Bull começou a temporada de 2024 da melhor maneira possível. Além de garantir duas pole-positions com Verstappen nas duas primeiras corridas no Bahrein e na Arábia Saudita, o time austríaco ainda viu o tricampeão liderar uma dobradinha em ambas oportunidades. Por isso, o time dos energéticos lidera o Mundial de Construtores com 87 pontos, 38 a mais que a segunda colocada Ferrari.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 21 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.