FIA define novo protocolo com testes, rodízio de jornalistas e acesso mínimo aos pilotos

Em um documento de mais de 70 páginas, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou o protocolo para garantir o distanciamento social e conseguir a realização das etapas agendadas até agora pela Fórmula 1 para a temporada 2020. Procedimentos como a formação do grid, alinhamento dos pilotos para o hino nacional, entrevistas coletivas e cerimônia de pódio foram alterados

A FIA finalizou o documento no qual informa o protocolo oficial para as oito etapas já confirmadas para a temporada 2020 – que tem início programado para a Áustria, no dia 5 de julho.

Com mais de 70 páginas, o informe aponta as medidas de segurança para a realização dos GPs mesmo em meio à pandemia, e também confirma que as provas, mesmo nas rodadas duplas de Spielberg e Silverstone, terão o regulamento tradicional, sem grid invertido ou qualquer outra mudança.

Spielberg recebe as duas primeiras etapas de 2020 (Foto: F1)

A única alteração na pista é uma formação mais enxuta de grid – na questão do tempo: em vez de 30 minutos, serão 15 para que os carros estejam alinhados em suas posições, e sem convidados, apenas membros essenciais das equipes.

O pódio não deve sofrer alterações além de um distanciamento mínimo entre os três pilotos que lá estiverem.

Já nos bastidores as mudanças são maiores: por exemplo, serão permitidos apenas 12 jornalistas no autódromo, e sem direito à ida ao paddock e sem contato com os pilotos.

Tais 12 profissionais serão responsáveis por cobrir as três primeiras etapas. Na sequência, haverá um revezamento, e outros 12 ocuparão estes lugares na sala de imprensa. As entrevistas com pilotos serão feitas por videoconferência.

Os jornalistas também terão que passar por teste rápido de Covid-19 na entrada do autódromo, além de apresentar teste de sorologia da doença feito no máximo três dias antes do início da programação.

Áustria será a primeira a ver um GP sem público (Foto: F1)

Todos os envolvidos na corrida ficarão em seus hotéis – cada equipe em um -, sem a possibilidade de sair, e terão transporte específico para a pista. No autódromo, apenas ‘motorhomes’ de apoio às equipes técnicas serão permitidos.

Por fim, convidados estão proibidos de acessar o local da prova – com isso, salas VIP e de reunião estão vetadas, sendo montados apenas espaços para refeições, mas com distanciamento obrigatório.

A Fórmula 1 volta no dia 5 e, no dia 12, Spielberg também recebe a segunda etapa. Depois, estão programados GPs na Hungria, Inglaterra (2), Espanha, Bélgica e Itália.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.