FIA determina pilares para regulamentos de motor e aerodinâmica da F1 2026

Comissão da F1 se reuniu nesta terça-feira para determinar pilares para concluir regulamento dos novos motores para 2026. Propostas para 2023 também foram avaliadas pelas equipes

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN E RED BULL BRILHAM EM DIA RUIM DA FERRARI EM ÍMOLA | Paddock GP #284

A Comissão da Fórmula 1 se reuniu nesta terça-feira (26), em Londres, na Inglaterra, para debater tópicos sobre o futuro da categoria. Em comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] divulgou alguns dos principais temas que foram discutidos na reunião.

O mais importante deles é sobre os motores da categoria a partir de 2026, citando a construção do novo regulamento sobre quatro pilares: a manutenção do espetáculo, com performance similar aos atuais; sustentabilidade ambiental, com o desenvolvimento de até 50% da operação elétrica e com combustível 100% sustentável; sustentabilidade financeira, buscando melhorar o regulamento financeiro e reduzir os custos para os competidores, mas mantendo a vitrine tecnológica, e se tornar atrativa para novas montadoras.

Audi e Porsche, marcas do grupo Volkswagen, aguardam a assinatura do novo regulamento para tomar uma decisão sobre entrada no campeonato. A expectativa é que aprovação aconteça apenas em outubro por conta de tópicos ainda não resolvidos pela FIA e as montadoras atuais.

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Largada – Sprint Race (Foto: Reprodução)

À medida que o desenvolvimento do regulamento acontece, atualizações simultâneas devem acontecer também nas questões aerodinâmicas, nas quais a FIA já estabeleceu metas preliminares após trabalho de simulação.

Entre elas estão a redução do arrasto para melhorar a eficiência, sustentabilidade e complementar características do motor, redução de dimensões e massa do carro, e manter o caminho para padronização e simplificação de componentes para redução de custos, além de inovações em termos de segurança.

Para 2023, a Fórmula 1 e as equipes já apoiam a ideia de dobrar o número de corridas sprint no calendário, passando para 6. A FIA ainda avalia o impacto da proposta nas operações de pista e de staff, e dará o feedback de volta para a Comissão. O último fim de semana, em Ímola, marcou a primeira realização do formato em 2022.

As ‘helmet cams’, câmeras posicionadas no capacete dos pilotos, também tiveram proposta aprovada de forma unânime pela Comissão, e a partir do ano que vem, serão instaladas em todos os pilotos. Na reunião, um teste para reduzir a quantidade de compostos de pneus disponíveis em um fim de semana também ganhou sinal verde dos times. Em dois eventos do campeonato, os times terão 11 em vez de 13 jogos, buscando a sustentabilidade no esporte.

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