FIA explica razão de punições ‘brandas’ a Norris, Gasly, Russell e Tsunoda nos EUA
Tanto Lando Norris quanto George Russell, Yuki Tsunoda e Pierre Gasly foram punidos por ultrapassagens pelo lado de fora da pista, infração que geralmente rende 10s, e não os 5s aplicados a eles nos Estados Unidos
Não foi somente a punição aplicada a Lando Norris que causou controvérsias no GP dos Estados Unidos, realizado domingo (20). Pierre Gasly, George Russell e Yuki Tsunoda também foram sancionados da mesma forma, porém ao contrário do que vem se tornando padrão na temporada, a ultrapassagem por fora da pista rendeu a todos apenas 5s, e não 10s. Os comissários, no entanto, justificaram a razão da pena mais branda no Circuito das Américas.
O lance envolvendo Norris aconteceu nas voltas finais, depois de intensa perseguição a Max Verstappen em briga válida pelo terceiro lugar. Na curva 12, Norris atacou pelo lado de fora, mas a espalhada do neerlandês o obrigou a pegar o lado de fora. Verstappen também saiu um pouco do traçado, só que Norris efetuou o movimento.
A direção de prova, então, puniu o britânico da McLaren em 5s, repetindo o critério usado anteriormente com Russell, Tsunoda e Gasly. Tanto o piloto da Mercedes quanto o representante da RB se envolveram em incidentes na mesma curva de Norris, a 12. Russell tomou punição por forçar Valtteri Bottas para fora da pista, enquanto Yuki levou 5s por lance envolvendo Alexander Albon.
No caso de Gasly, a manobra ilegal aconteceu na curva 15, quando tentou ultrapassar Albon e usou o lado de fora da pista. No veredito, os comissários explicaram que o francês da Alpine estava “lado a lado com o carro #23 no ápice, mas recuou um pouco antes da saída da curva, portanto, de acordo com as diretrizes de padrões de direção, o carro #10 perdeu a preferência de fazê-la”. Com isso, saiu da pista.

“Uma punição de 5s é imposta em vez da de 10s recomendada nas diretrizes por que o piloto do carro #10 perdeu a preferência da curva, ainda que brevemente, por uma margem muito pequena”, acrescentaram os comissários.
O mesmo se aplicou a Russell e Tsunoda. “As diretrizes de padrões de direção determinam que, ao ultrapassar por dentro, o piloto não deve forçar o outro carro para fora da pista e tem de deixar um espaço justo e aceitável para o carro que está sendo ultrapassado. Isso não ocorreu.”
“No entanto, como atenuante, foi imposta uma punição de 5s, em vez da penalidade padrão de 10s, porque os comissários determinaram que a saída forçada da pista não foi deliberada e que Russell/Tsunoda estava no controle do carro o tempo todo”, concluiu.
Nenhum dos pilotos recebeu pontos extras na carteira, outro procedimento padrão para incidentes do tipo durante as corridas. Norris terminou em quarto, enquanto Russell foi o sexto. Gasly e Tsunoda ficaram em 12º e 14º, respectivamente.
A Fórmula 1 volta de 25 a 27 de outubro com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.
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