FIA investiga Alonso por possível brake-test em Russell no GP da Austrália

A direção de prova do GP da Austrália abriu investigação contra Fernando Alonso por ter desacelerado demais antes da curva 6. Momentos depois, George Russell escapou na curva e bateu na barreira de proteção

A direção de prova abriu investigação contra Fernando Alonso por ter desacelerando demais durante disputa com George Russell que causou batida do britânico na última volta do GP da Austrália neste domingo (24). Os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vão agora avaliar se o espanhol teve culpa e merece ser punido pelo incidente.

Russell se aproximava lentamente de Alonso nas voltas finais em Melbourne. Com pneus duros novos, o piloto da Mercedes tentava tomar a sexta posição na última volta. Porém, o britânico passou do ponto na curva 6, perdeu a traseira e acabou batendo muro. O carro voltou para a pista e ficou tombado, apoiado sobre uma das rodas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

George Russell bateu forte na Austrália (Foto: Reprodução/F1)

Alonso sequer tocou no rival, mas os comissários querem avaliar se a ação do espanhol de frear antecipadamente antes da curva para diminuir o efeito do DRS de George não influenciou no acidente. O Príncipe das Astúrias já passou por investigação semelhante em Abu Dhabi no ano passado, e a FIA optou por não punir o piloto da Aston Martin.

Caso seja punido, Fernando não deve perder pontos, já que terminou a prova com mais de 12 segundos de vantagem para o sétimo colocado, seu companheiro de equipe Lance Stroll.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.