FIA muda sistema de punições no grid para 2019 e realinha pilotos com base em sessão classificatória

A FIA anunciou uma mudança no sistema de punição no grid de largada para definir o alinhamento dos pilotos que recebam a partir de 15 posições e caem para o fim da fila. A partir de 2019, o competidor melhor posicionado no treino classificatório vai largar à frente dos demais punidos

Uma mudança importante e com o objetivo de simplificar as confusas punições no grid de largada da F1 vai entrar em vigor a partir da próxima temporada. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez uma alteração na regra em relação aos pilotos que venham a perder a partir de 15 posições no grid. Ocorre que, quando vários competidores sofriam punições idênticas e ao mesmo tempo, era difícil saber qual sairia à frente no grid de largada. A partir de 2019, fica definido que o piloto melhor colocado no treino classificatório é quem vai ter a primazia de largar à frente dos concorrentes também punidos.
 
Até 2018, a aplicação das punições era bastante confusa e definida de acordo com a ordem de saída dos carros do pit-lane na primeira sessão de treinos livres de um GP. No TL1 do GP da Rússia deste ano, por exemplo, vários carros saíram do pit-lane muito antes do início da sessão justamente para poder garantir um lugar mais à frente no grid, ciente das punições que viriam a sofrer, muitos por troca de componentes do motor.
A FIA determinou mudanças na aplicação das punições com perda de posições no grid (Foto: AFP)

Sóchi, aliás, foi palco também de uma controversa classificação, na qual cinco pilotos optaram por simplesmente não sair para marcar tempo no Q2. Assim, os dez competidores que foram à pista na segunda fase da sessão na Rússia foram os mesmos que avançaram ao Q3. Com base neste cenário, que foi bastante criticado por fãs e especialistas da categoria, a F1 optou por resolver a situação e aplicar uma forma mais simples de alinhamento dos pilotos depois das punições.

 
Sendo assim, a F1 segue um caminho até lógico de definir a aplicação das punições de acordo com a ordem dos pilotos punidos no treino classificatório. Assim, o piloto melhor classificado dentro do grupo dos penalizados é o que vai largar mais à frente.
 
A intenção do Liberty Media é fazer com que o esporte seja menos confuso em determinadas aplicações e, ao mesmo tempo, de entendimento mais simples para os fãs. Como exemplo, o GP da Itália de 2017 foi marcado por mais punições que totalizaram mais de 150 posições no grid de largada, de modo que a ordem do grid não era conhecida do público — e tampouco dos pilotos e equipes — até momentos antes do início da prova.
 
A temporada 2019 do Mundial de F1 está marcada para ter início em Melbourne, com o GP da Austrália no dia 17 de março.
 
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