Nova baixa no corpo técnico atual da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Quem agora deixa o barco é Tim Goss, que atuava como diretor-técnico da entidade desde o ano passado, ao assumir o posto deixado por Nikolas Tombazis — então deslocado para assumir o cargo de diretor de monopostos.
A saída de Goss vem poucas semanas após a renúncia de Steve Nielsen do cargo de diretor-esportivo menos de um ano após a nomeação. É uma perda significativa, pois Goss atuava com foco nos regulamentos de 2026, funcionando de ponte para Tombazis.
O diretor de monopostos lamentou “perder uma pessoa do calibre de Tim”, destacando a importância do departamento técnico ao longo dos últimos meses. “Entendemos que sua carreira está tomando um novo rumo e apoiamos e respeitamos o seu desejo de seguir outro caminho. Desejamos-lhe sorte em seus empreendimentos futuros”, declarou Tombazis.
Goss, que trabalhou na McLaren de 1990 a 2018, é uma figura das mais respeitadas no paddock da Fórmula 1 e se disse “honrado” pelo trabalho executado com a entidade que regula o esporte.
“Foi uma honra trabalhar como diretor-técnico da FIA e ajudar a moldar o futuro do esporte. Tenho imenso orgulho e satisfação pelas inúmeras conquistas do departamento técnico durante minha passagem por lá”, declarou.
“O departamento possui várias pessoas altamente talentosas, e acredito que a organização está numa base sólida em termos de conhecimentos técnicos para as tarefas que temos pela frente — particularmente a introdução dos regulamentos de 2026. Saio com boas recordações do meu tempo com a FIA”, acrescentou Goss.
A federação aproveitou para confirmar o nome de quem vai ocupar o lugar de Nielsen como diretor-esportivo: Tim Malyon, que atuou anteriormente como diretor de segurança. Em nota, a FIA afirmou que ele “supervisionará todos os assuntos esportivos, incluindo a direção de corrida e o Centro de Operações Remotas (ROC, da sigla em inglês), em Genebra”. Niels Wittich segue como diretor de prova.
Sobre Malyon, Tombazis chamou atenção para o “conhecimento no automobilismo do mais alto nível” e seguiu: “Tim tem sido fundamental na criação de uma forte sinergia entre o controle de corrida e o ROC com a introdução de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial e sistemas de processamento e análise de dados de última geração. Ele continuará supervisionando os avanços nessa área, bem como assumir a liderança na evolução dos regulamentos esportivos da FIA.”
Com passagens por Red Bull, Sauber e BMW antes de ingressar na FIA em 2019, Malyon disse que já trouxe “mudanças significativas à operação da direção de corrida com o apoio do ROC”.
“Também estamos comprometidos com uma ampla revisão regulatória das questões esportivas, e espero aplicar um foco mais nítido a esses esforços no futuro”, finalizou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!