FIA ouve queixas e pode reconsiderar posição da Honda no caso do desenvolvimento dos motores, diz revista

De acordo com reportagem da revista italiana ‘Autosprint’, a FIA pode reconsiderar sua posição com relação à Honda no caso das regras do congelamento dos motores. Diferente de Ferrari, Mercedes e Renault, a fabricante japonesa não vai poder mexer em suas unidades ao longo de 2015

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pode reconsiderar as queixas da Honda e incluí-la na nova diretiva técnica quanto ao descongelamento no desenvolvimento dos motores para a temporada 2015 da F1. A informação é da revista italiana 'Autosprint'.

Durante a temporada 2014, a Renault e a Ferrari lutaram para que a FIA liberasse o trabalho de aperfeiçoamento das novas unidades de força, especialmente devido à desvantagem técnica para a Mercedes. E, embora a equipe alemã tenha se posicionado contra, as duas fabricantes acabaram tendo seus pedidos aprovados, uma vez que a entidade máxima do automobilismo mundial entendeu que havia, de fato, uma brecha nas regras com relação trabalho de melhoria das unidades.

A federação voltou atrás e agora vai permitir que as três fornecedoras façam ajustes em seus equipamentos ao longo de 2015. Só que a Honda, que retorna à F1 na parceria com a McLaren, está excluída desse item das regras e não poderá explorá-lo por ser uma nova fornecedora, de acordo com a FIA. Ainda, o órgão regulador impôs o prazo até 28 de fevereiro deste ano para a Honda homologar seu motor e, a partir daí, a montadora estará proibida de fazer reparações, que não sejam quanto à confiabilidade ou segurança.

McLaren Honda de volta: as primeiras voltas foram dadas em Silverstone (Foto: Honda)

A fornecedora japonesa se mostrou irritada com a decisão da FIA e a questionou. As reclamações, segundo a publicação italiana, foram ouvidas na última reunião da entidade e o grupo de trabalho criado para rever as regras quanto aos motores, realizada em Genebra, nesta semana. Segundo a revista, "a FIA decidiu reconsiderar sua posição com relação à Honda, tomando nota de todas as preocupações da fabricante, mas a questão ainda permanece em aberto".

Também de acordo com a 'Autosprint', um novo encontro entre a entidade e as fornecedoras será marcado em duas semanas. "Há rumores de que a Honda vai acionar um plano B", segundo reportagem da publicação.

"Se a FIA mantiver sua posição, a McLaren pode protestar contra todas as atualizações trazidas pelas rivais, invocando o regulamento técnico, que proíbe múltiplas homologações das unidades de força".

Nesta quarta-feira (7), a Honda afirmou que só está buscando uma explicação para a questão do descongelamento do desenvolvimento dos motores porque procura “uma concorrência leal para o bem do esporte”.

HONDA JUSTIFICA DISCUSSÃO COM FIA E DIZ QUE DESEJA APENAS CONCORRÊNCIA LEAL
 
Depois de ter entrado em contato com a FIA para discutir a nova diretiva técnica com relação ao desenvolvimento dos motores para 2015 e se mostrar irritada, a Honda afirmou que só procura "uma concorrência leal para o bem do esporte".

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

POLONÊS HERNIK É ENCONTRADO MORTO DURANTE TERCEIRA ESPECIAL DO RALI DAKAR 2015

A edição 2015 do Rali Dakar fez sua primeira vítima fatal nesta terça-feira (6). Competidor entre as motos, o polonês Michal Hernik foi encontrado morto na rota entre San Juan e Chilecito, que recebeu a terceira especial da competição. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

ENFIM, O ANO DA CONSAGRAÇÃO

A REVISTA WARM UP acompanhou de perto e traz todos os detalhes de como Rubens Barrichello viveu o fim de semana que voltou a lhe proporcionar o grito de ‘é campeão’: os erros e os acertos, o peso e o alívio, o filho que pergunta e antevê o título. "Já se sente campeão?", disse, na manhã da corrida decisiva.

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.