FIA prega neutralidade sobre conflito, mas mantém festa oficial no Azerbaijão

Com premiação e assembleia geral marcadas para acontecer em Baku, FIA pregou neutralidade em conflito do Azerbaijão com território de Nagorno-Karabakh

A assembleia geral anual da Federação Internacional de Automobilismo [FIA] e a premiação geral do órgão estão marcadas para acontecer em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 4 e 8 de dezembro. E nem o conflito entre o país contra a Armênia por conta da região de Nagorno-Karabakh vai impedir a Federação.

O conflito entre a população de Nagorno-Karabakh e o governo do Azerbaijão acontece desde 1923, quando o território foi anexado à República Soviética do Azerbaijão. Porém, como boa parte da população é de etnia armênia, país vizinho, a anexação nunca foi bem aceita. Após o colapso da União Soviética, em 1991, um movimento separatista ganhou força, resultando em um conflito armado.

Relacionadas


A Rússia entrou em ação e mediou um cessar-fogo em 1994. Com a intervenção, Nagorno-Karabakh seguiria como território do Azerbaijão, ao mesmo tempo em que viraria um governo autônomo sem reocnhecimento internacional.

O governo azeri ordenou uma operação militar, em 2020, para tentar retomar posições dentro de Nagorno-Karabakh. Em 2023, uma nova ofensiva aconteceu e destruiu as bases de operação do território, acabando com a resistência do governo separatista. Os bombardeios na região deixaram mais de 200 mortos. As autoridades armênias apontam uma “limpeza étnica”, e o governo autônomo de Nagorno-Karabakh será dissolvido a partir de 2024.

Leclerc largou na pole, mas não conseguiu segurar o poderio da Red Bull em Baku (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem falou em neutralidade sobre a situação. O estatuto da Federação aponta que o órgão deve se abster de manifestar discriminação por causa de opiniões políticas. Apesar disso, a FIA retirou o GP da Rússia e impediu que pilotos russos e bielorrussos competissem com a bandeira do país após o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

“Quando pediram a mim para cancelar o GP da Rússia, eu disse que não, que não desafiaria o nosso estatuto. Depois, convocamos uma reunião extraordinária, porque depende do que os membros querem. Eles têm prioridade. E fui eleito para implantar o desejo dos membros. E também sou um. Sempre vamos manter neutralidade quando tratamos de religião e política. Por que? Porque você não fala de democracia, ético e governo apenas quando lhe convém. Ou você fala, ou você não fala”, afirmou Ben Sulayem.

Desde 2016, o Azerbaijão recebe uma etapa da Fórmula 1 com um circuito urbano montado na cidade de Baku. Em 2023, o vencedor da prova foi Sergio Pérez, da Red Bull.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No domingo, a corrida oficial larga às 16h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.