FIA proíbe polêmica asa traseira com ‘mini-DRS’ usada pela McLaren no GP do Azerbaijão

A Federação Internacional de Automobilismo determinou que a McLaren terá de alterar a asa traseira utilizada no GP do Azerbaijão, pois a flexão do objeto não foi considerada legal sob o atual regulamento técnico da categoria

A polêmica asa traseira utilizada pela McLaren no GP do Azerbaijão, que gerou um ‘mini-DRS’ bastante criticado pelos concorrentes, vai precisar ser alterada pela equipe. De acordo com o portal inglês Autosport, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) investigou o artefato e decidiu que a esquadra terá de modificá-la para evitar a flexão da parte superior, o que abre um vão e ajuda a reduzir a pressão aerodinâmica nas retas — concedendo mais velocidade.

O órgão deixou claro que não considera legais “designs cujas características estruturais são alteradas por parâmetros secundários, de modo a produzir (enquanto estiver na pista) uma característica de deflexão diferente do que quando parado durante as verificações da FIA. Exemplos de parâmetros secundários podem ser temperatura, carga aerodinâmica, etc.”.

Em entrevista à revista inglesa no circuito de Marina Bay, onde a F1 disputa o GP de Singapura neste fim de semana, um chefe de equipe, de maneira anônima, falou sobre o uso de truques por parte dos times e demonstrou confiança na FIA para evitar que qualquer escuderia consiga vantagem de maneira irregular.

“A elasticidade aerodinâmica tem sido uma questão há muitos anos. Mesmo que uma asa passe no teste da FIA, os regulamentos permanecem muito claros — o componente não pode ser projetado para flexionar. Nós confiamos na FIA para nos dizer quais são os limites. Claro, tudo vai flexionar até certo ponto, mas o que é aceitável e o que não é?”, questionou.

Asa traseira da McLaren causou polêmica com rivais (Foto: AFP)

“Estamos começando a ver extremidades [de componentes] sendo exploradas novamente, e acho que cabe à FIA decidir se isso está de acordo com o regulamento da maneira como está escrito. Há uma grande ideia de quem está fazendo o quê agora, obviamente com um interesse maior na asa traseira da McLaren depois de Baku. Eles conseguiram mais desempenho, é por isso que todo mundo está correndo atrás. Mas só precisamos saber o que é aceitável e o que não é”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida.

Nesta sexta-feira (20), o TL2 está marcado para as 10h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo, os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.