FIA promete rever distribuição de pontos em GPs interrompidos após problemas em Spa

Jean Todt, presidente da FIA, não faz críticas à direção de prova da Fórmula 1 pela postura no GP da Bélgica, com duas voltas de safety-car e pontos pela metade. Dito isso, o dirigente quer rever o regulamento esportivo em reunião marcada para outubro

Assista aos melhores momentos do GP da Bélgica deste domingo (Vìdeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Duas voltas atrás do safety-car em Spa-Francorchamps bastaram para a Fórmula 1 distribuir metade dos pontos no GP da Bélgica. A categoria ganhou um novo debate, com a decisão da direção de prova questionada por muitos. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) embarcou nessa e prometeu revisar o regulamento esportivo nos próximos meses.

A decisão foi confirmada por Jean Todt, presidente da FIA. O dirigente afirmou que a direção de prova da Fórmula 1 agiu corretamente em Spa-Francorchamps, mas apontou para a necessidade de um debate mais aprofundado.

“O GP da Bélgica deste ano trouxe desafios extraordinários para a Fórmula 1”, disse Todt através de comunicado. “As condições climáticas apontadas pela previsão do tempo não se concretizaram ao longo do dia. Apesar de uma pequena janela aparecer no fim do dia, quando houve uma tentativa de começar a corrida, as condições rapidamente pioraram. Pela falta de visibilidade, consequência do spray gerado pelos carros, não conseguimos disputar a corrida por completo em condições seguras aos pilotos, fiscais e fãs que esperaram por horas na chuva, algo que lamento muito. Isso foi percebido por todos os acionistas”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jean Todt refletiu sobre os dramas da Fórmula 1 em Spa (Foto: Getty Images/Red Bull)

“Os comissários da FIA, com base no código esportivo internacional, pararam a competição para ganhar tempo e aumentar as chances de dar aos fãs uma corrida de F1. Apesar desses esforços, a corrida não pôde começar após as voltas de safety-car, e o regulamento foi aplicado corretamente. Eu quero agradecer o pessoal da FIA, de Spa-Francorchamps e os voluntários pelo trabalho de qualidade. A FIA, junta da Fórmula 1 e das equipes, vai analisar a situação para ver o que dá para aprender e mudar no futuro. Os resultados, incluindo a questão da distribuição de pontos, serão debatidos na próxima comissão da Fórmula 1, marcada para 5 de outubro”, destacou.

O GP da Bélgica foi vítima de uma chuva intensa em Spa-Francorchamps. A direção de prova determinou que não havia condições para correr, mas distribuiu pontos após duas voltas de safety-car. A ordem do treino classificatório acabou essencialmente virando a ordem final da corrida, com Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton no pódio.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar