F1

FIA pune dupla da Alfa Romeo e faz Kubica pontuar na Alemanha

O GP da Alemanha continuou surpreendendo mesmo quase quatro horas depois da bandeirada final. Os comissários de prova optaram por punir Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, em 30s no tempo de prova. Com isso, Kevin Magnussen subiu para sétimo, Romain Grosjean para oitavo, Lewis Hamilton em nono e o inacreditável: Robert Kubica somou um ponto com o décimo lugar

Grande Prêmio / Redação GP, de Sumaré
Aquilo que era impensável em 2019 aconteceu na esteira de um maluco GP da Alemanha de F1. Cerca de quatro horas depois do desfecho da inacreditável corrida deste domingo (28), em Hockenheim, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou uma punição imposta à dupla da Alfa Romeo, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi. 
 
Um erro na maneira de ajustar a embreagem na largada fez com que os dois pilotos, que terminaram a prova em sétimo e oitavo, respectivamente, fossem punidos com o acréscimo de 30s no tempo de corrida. Assim, Robert Kubica, da Williams, subiu de 12º para décimo e marcou 1 ponto no seu ano de retorno ao grid da F1.
Robert Kubica levou a Williams ao seu primeiro ponto no insano GP da Alemanha (Foto: Williams)
A última vez que Kubica marcou pontos na F1 antes do GP da Alemanha deste domingo foi na última prova da temporada 2010, o GP de Abu Dhabi, onde o piloto, que à época defendia a Renault, terminou em quinto e somou 10 tentos.
 
Desta forma, o polonês vira o piloto que mais levou tempo para voltar a somar pontos no Mundial de F1: 8 anos, 8 meses e 14 dias. Até então, a marca recorde era de Lucien Bianchi — tio-avô de Jules Bianchi —, que levou 7 anos, 11 meses e 7 dias para voltar a pontuar na F1, com o intervalo durando entre o GP da Bélgica de 1960 e o GP de Mônaco de 1968.

A decisão, contudo, ainda não é definitiva, uma vez que a Alfa Romeo avisou que pretende recorrer. "É extremamente decepcionante ter os dois carros punidos e empurrados para fora dos pontos naquela que foi uma corrida empolgante. A situação surgiu durante as voltas que passamos atrás do safety-car antes da largada. Sofremos uma disfunção na embreagem que estava fora do nosso controle e vamos investigar o problema. Respeitamos o processo da FIA e o trabalho dos comissários, mas vamos apelar desta decisão uma vez que acreditamos que temos os fundamentos e evidências para que ela seja anulada", declarou Frédéric Vasseur, chefe da equipe.

"Nesse sentido, entraremos em contato com a FIA em breve. A equipe trabalhou duro para colocar os dois carros nos pontos e mostramos novamente que temos ritmo para lugar na ponta do pelotão do meio. Esta corrida foi um ótimo espetáculo para a F1, mas é uma pena que tenha terminado assim", completou o dirigente.
 
Com a mudança dos resultados após a punição imposta a Räikkönen e Giovinazzi, a Haas foi a grande beneficiada porque seus dois pilotos, Romain Grosjean e Kevin Magnussen subiram para sétimo e oitavo, respectivamente. E Lewis Hamilton, depois de um desastroso GP da Alemanha, ainda conseguiu sair de Hockenheim com inesperados 2 pontos.
 
Na classificação do campeonato, Hamilton amplia um pouco mais sua vantagem na liderança perante Valtteri Bottas, o vice-líder da temporada. Agora, Lewis tem um total de 225 pontos, contra 184 do finlandês, que bateu e não completou a corrida.

F1 2019, GP da Alemanha, Hockenheim, final:

1 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 64 voltas  
2 S VETTEL Ferrari +7.333  
3 D KVYAT Toro Rosso Honda +8.305  
4 L STROLL Racing Point Mercedes +8.965  
5 C SAINZ JR McLaren Renault +9.583  
6 A ALBON Toro Rosso Honda +10.052  
7 R GROSJEAN Haas Ferrari +16.838  
8 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +18.765  
9 L HAMILTON Mercedes +19.667  
10 R KUBICA Williams Mercedes +24.987  
11 G RUSSELL Williams Mercedes +26.404  
12 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari +42.214  
13 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +43.849  
14 P GASLY Red Bull Honda +3 volta NC
15 V BOTTAS Mercedes +8 volta NC
16 N HÜLKENBERG Renault +25 voltas NC
17 C LECLERC Ferrari +37 voltas NC
18 L NORRIS McLaren Renault +39 voltas NC
19 D RICCIARDO Renault +51 voltas NC
20 S PÉREZ Racing Point Mercedes +63 voltas NC
           
VMR M VERSTAPPEN Red Bull Honda 1:16.645 Volta 61
           
REC S VETTEL Ferrari 1:11.212 21/07/2018
MV K RÄIKKÖNEN McLaren Mercedes 1:13.780 25/07/2004  

 
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.