FIA pune Russell com duas posições no grid do GP de São Paulo por bloqueio no pit-lane

George Russell recebeu uma punição da FIA e perdeu dois lugares no grid do Brasil por bloquear Pierre Gasly no pit-lane durante classificação

O domingo de George Russell acabou de ficar mais difícil. O piloto da Mercedes recebeu duas posições de punição do grid do GP de São Paulo de Fórmula 1 e caiu da sexta para a oitava colocação da classificação realizada nesta sexta-feira (3). A decisão da FIA foi por conta do bloqueio que Russell fez na frente de Pierre Gasly no pit-lane durante a classificação.

A decisão veio cerca de três horas após o final da classificação. Russell terminara no oitavo posto e saíra impressionando com o que classificou como “maior mudança climática que já vi na vida”. Além disso, contente com o sexto posto.

Entretanto, George tinha um certo esqueleto no armário desde a primeira parte da atividade. Na ocasião, bloqueou Gasly na saída do pit-lane, logo antes de terminar o TL1. Após investigação completa da FIA, decisão foi por punir.

“Para evitar coisas como as que aconteceram no México, as notas do evento da direção de provas para o GP de São Paulo continha uma cláusula específica (item 14) que estipulava que seria permitido andar lento na saída do pit-lane até cruzar a segunda linha do safety-car para criar um espaço”, afirmou o comunicado da FIA.

George Russell larga em oitavo, pois (Foto: Mercedes)

“Mas, ao decidir fazer isso, o piloto deveria ficar o máximo para a esquerda quanto fosse possível para permitir que outros pilotos passassem pelo lado direito”, explicou.

“Russell estava saindo do pit-lane, preparando para a volta de instalação. Russell andou lento para criar o espaço para fazer uma volta limpa, mas não conseguiu ficar completamente para a esquerda. Como resultado, o carro que vinha atrás, não podiam ultrapassar, conforme definido pelas instruções do diretor de prova. Isso claramente viola as regras e o espírito do item 14 do bloco de notas do evento do diretor de prova”, encerrou.

Com a mudança, Lando Norris e Carlos Sainz são, assim, promovidos, respectivamente, para a sexta e sétima colocações.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

GP de SÃO PAULO: VERSTAPPEN POLE antes da TEMPESTADE: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.