FIA afasta dúvidas e reforça “diretrizes de condução” em disputas por posição na pista

A FIA emitiu as "Diretrizes de Padrão de Condução" e enviou aos pilotos da F3 e F1, ressaltando que as manobras nas corridas são sempre avaliadas pelos comissários de acordo com o Código Esportivo Internacional da entidade

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou um documento com as instruções que devem ser seguidas pelos pilotos nas disputas por posições durante a corrida. As “Diretrizes de Padrões de Condução” já haviam sido divulgadas antes do início da temporada 2022, no GP do Bahrein, e agora foram enviadas em forma de documento aos pilotos da F3 e também às equipes e pilotos da F1.

A entidade explicou que “todas as decisões dos comissários serão tomadas de acordo com o Código Esportivo Internacional da FIA, lido em conjunto com todos os regulamentos relevantes aplicáveis à Fórmula 1”, ressaltando que o documento enviado era apenas “para evitar dúvidas”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diretrizes já haviam sido passadas aos pilotos antes do GP do Bahrein (Foto: Aston Martin)

As regras descritas são referentes às ultrapassagens. Diz o texto que, para que o carro que está sendo ultrapassado seja obrigado a dar espaço suficiente para o carro de trás, o que está ultrapassando precisa ter uma parte significativa do seu próprio carro ao lado do rival, e a manobra de ultrapassagem deve ser feita de forma segura e controlada.

Para a avaliação desse item, a FIA explicou que os comissários irão considerar o posicionamento dos pneus dianteiros do carro que está ultrapassando no ápice da curva. O rival em desvantagem, no caso, precisa ser capaz de fazer a curva dentro dos limites da pistas.

LEIA MAIS
Leclerc supera rodadas em pista molhada e lidera TL1 do GP da Emília-Romanha

As orientações se aplicam tanto para disputas em retas quanto em curvas, seja a tentativa de ganho de posição por dentro ou por fora. Quanto às ultrapassagens em chicanes e curvas em S, a FIA ressaltou que é de responsabilidade do piloto “devolver claramente” qualquer vantagem obtida caso saia da pista na luta por posições e retorne à frente do adversário.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.