Leclerc supera rodadas em pista molhada e lidera TL1 do GP da Emília-Romanha
Com pista molhada no clima chuvoso de Ímola, a Fórmula 1 abriu o fim de semana do GP da Emília-Romanha com o único treino livre antes da classificação. Charles Leclerc liderou
A Fórmula 1 desembarcou na Europa pela primeira vez no campeonato de 2022. Embora a temporada europeia tenha o começo oficial somente no mês que vem, com o GP da Espanha, Ímola e o GP da Emília-Romanha representam a visita inicial no Velho Continente. E a chegada à pista, com o treino livre de debute, na manhã desta sexta-feira (22), foi com clima chuvoso e pista molhada. Charles Leclerc foi quem levou a melhor e abriu o fim de semana em vantagem.
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De tão molhada a pista – apesar de não haver chuva no momento do treino os efeitos do aguaceiro da noite de quinta-feira e manhã de sexta seguiam presentes -, demorou cerca de 40 minutos até que os carros começassem a arriscar com pneus intermediários. Até aquele momento, somente os pneus de chuva extrema. E um sem número de visitas à briga e rodadas na pista. Nada grave com ninguém, mas só Leclerc viu a pista do lugar errado três vezes.
Depois das duas rodadas e outra escapada, Leclerc colocou pneus intermediários e anotou uma volta voadora, quase 0s9 mais veloz que o companheiro Carlos Sainz. O companheiro ficou em segundo, ao passo que Max Verstappen, em terceiro, terminou 1s5 atrás.
Kevin Magnussen e Mick Schumacher puseram a Haas logo na sequência, enquanto Sergio Pérez, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda e George Russell fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. A classificação está marcada para logo mais, às 12h [de Brasília, GMT-3].
Confira como foi o TL1:
Conforme era prevista ao longo da semana, o horário do único treino livre do dia chegou e a pista estava molhada frente a uma temperatura bastante chuvosa desde a noite anterior. No momento em que o treino começou, havia somente uma precipitação leve, que logo de dissipou, mas a pista seguia bem molhava da chuva torrencial que caiu durante horas até um pouco antes. Com a temperatura baixa, na casa de 10°C, demorava ainda mais para secar.
Cerca de três horas antes do treino da Fórmula 1, a F3 encerrou o treino livre dela antes do relógio após uma sequência de situações de bandeira vermelha que explicitaram a dificuldade de andar na pista naquele momento. O treino da F2, marcado para um pouco depois, foi adiado para ao menos depois do TL1 da F1. Era nesta condição que a manhã – e começo da tarde, no horário italiano – se desenrolava.
A luz ficou verde no pit-lane e ninguém se candidatou a tomar o traçado nos primeiros minutos. Demorou cerca de cinco até que Valtteri Bottas aparecesse com a Alfa Romeo e mostrando qual seria a necessidade daquele início: pneus com faixa azul, para chuva extrema. Como era a única possibilidade de tocar no carro antes da classificação, a pista foi enchendo na sequência mesmo com as limitações de água e pneu azul, mas era o que se tinha.
Rapidamente, as escapadas e saídas da pista de mala e cuia foram aparecendo. Carlos Sainz sambou, mas Charles Leclerc apareceu na brita. Pouco depois, mesmo coisa com Nicholas Latifi: brita. Mas nada drástico, apenas saídas rápidas. Lando Norris foi mais um a sair – tudo isso em menos de 20 minutos.
Leclerc aparecia na ponta ainda na marca de 20 minutos: tinha 1min35s629. Sainz e Max Verstappen surgiam em seguida, mas tudo ainda com os pneus extremos. Sainz avisava para a Ferrari, porém, que em dentro de dez minutos daria para testar os pneus intermediários.
Antes de pensar em intermediários, Leclerc voltava a rodar, agora no trecho Aqua Minerali, enquanto Esteban Ocon foi mais um a conhecer a brita de Ímola. Apesar de saber que a chuva tornava os tempos menos significativos que o comum, chamava a atenção ver que Lewis Hamilton, melhor da dupla da Mercedes, aparecia quase 2s mais lento que Kevin Magnussen e a Haas.
Na marca de metade do treino e ainda com os pneus de chuva extrema dominando, Sergio Pérez era quem assumia a ponta ao marcar 1min35s476. Leclerc, Sainz, Sebastian Vettel, Verstappen, Pierre Gasly, Magnussen, Yuki Tsunoda, Bottas e Fernando Alonso formavam o top-10. Hamilton e George Russell colocavam a Mercedes, respectivamente, na 15ª e 18ª posições.
Um pouco depois, os pneus intermediários começaram a aparecer, de fato. Lance Stroll foi o primeiro e apareceu fora da pista num instante; Norris foi o segundo a tentar, com Sainz e Ricciardo na sequência. O ritmo melhorava com algumas voltas de aquecimento, mas as rodadas seguiam acontecendo. Stroll saiu de novo, agora na Ravazza, mesmo lugar onde Magnussen sairia em seguida.
Mas o ritmo… Sainz foi para a liderança e abriu uma série de melhora de voltas nas primeiras colocações. A primeira volta boa de intermediário fora em 1min32s606, mas cinco minutos depois ele lideraria com 1min30s803. Leclerc vinha em segundo depois de novamente sair da pista, desta vez na Variante Alta. O que deveria ser uma volta melhor logo depois terminou em abandono da tentativa após ver a escapada de Magnussen.
Com dez minutos ainda no relógio, somente Pérez se mantinha no top-10 com uma volta anotada em pneus intermediários. As Mercedes seguiam sem testar os inters.
Na virada para os dez minutos finais, Sainz melhorou a própria volta, mas a liderança terminou rápido. Leclerc voou, enfim acertando uma tentativa com os intermediários, e foi para 1min29s402 – quase 0s9 mais rápido.
A rodada mais séria veio depois disso, com Lando Norris preso na brita e uma bandeira vermelha que dava ares de fim de treino. Mas o inglês conseguiu sair sozinho, algo que permitiu a bandeira verde com três minutos para o fim, mas não haveria grande mudança. Ainda deu tempo para, com o cronômetro zerado, Bottas rodar sozinho e parar bem perto do muro. Escapou por pouco.
F1 2022, GP da Emília-Romanha, Ímola, TL1:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:29.402 | 24 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:30.279 | +0.877 | 25 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:30.867 | +1.465 | 21 |
4 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:32.439 | +3.037 | 23 |
5 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:32.988 | +3.586 | 23 |
6 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:33.012 | +3.610 | 17 |
7 | F ALONSO | Alpine | 1:33.160 | +3.758 | 13 |
8 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:33.365 | +3.963 | 22 |
9 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:33.611 | +4.209 | 18 |
10 | G RUSSELL | Mercedes | 1:34.262 | +4.860 | 21 |
11 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:34.615 | +5.213 | 19 |
12 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:35.104 | +5.702 | 19 |
13 | E OCON | Alpine | 1:35.420 | +6.018 | 14 |
14 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:35.502 | +6.100 | 12 |
15 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:35.625 | +6.223 | 15 |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:36.033 | +6.631 | 23 |
17 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:36.461 | +7.059 | 17 |
18 | L HAMILTON | Mercedes | 1:36.464 | +7.062 | 17 |
19 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:37.450 | +8.048 | 22 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:39.698 | +10.296 | 15 |
Tempo 107% | 1:35.660 | +6.258 |