A FIA rejeitou o pedido da Aston Martin do direito de revisão da desclassificação de Sebastian Vettel no GP da Hungria, realizado no dia 1 de agosto. A decisão do órgão veio após julgamento e reunião na Corte Internacional de Apelação, nesta segunda-feira (9).
Além de um pedido de apelação contra a desclassificação, a Aston Martin também fez o pedido de direito de revisão, afirmando que tinha descoberto evidências significantes que não estavam disponíveis no momento da análise da FIA. Ao ouvir o lado do time, a federação concluiu que a equipe tinha novas evidências, mas que eram irrelevantes ao caso.
A decisão veio porque a nova evidência da Aston Martin foi derivada de uma análise de mais de 100 canais de dados relacionados ao sistema de combustível, que concluiu que o carro de Vettel sofreu uma falha mecânica. De acordo com a equipe, a perda de pressão da célula do combustível significou que a bomba de ar “ativou uma saída máxima”, que gerou o descarregamento e uma grande quantidade de combustível, por isso que apenas 0,3L foram retirados do carro para amostra, com o time pensando que deveria haver mais no tanque.
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Os comissários interpretaram que, embora a Aston Martin tivesse os dados da telemetria disponíveis, a análise só foi possível muito mais tarde por conta do grande volume e complexidadade. A FIA aceitou que a equipe trouxesse um novo elemento, mas o julgaram como insignificante e irrelevante porque o problema não foi a falta de amostra de combustível.
A evidência trazida pela Aston Martin não muda o fato que o regulamento exige uma quantidade restante de 1L de combustível e não permite exceções sob qualquer circunstâncias. Os comissários observaram que para a análise da regra ser permitida ou não, não há diferença em ter menos de 1L no tanque, já que a própria equipe não foi capaz de estabelecer que esta quantidade eram restantes.
Por conta disto, o direito de revisão pedido pela Aston Martin foi negado, mas o julgamento da apelação da desclassificação segue, mas sem a nova evidência que a equipe trouxe para a discussão.
Tetracampeão mundial, Sebastian cruzou a linha de chegada na Hungria no segundo lugar. O resultado marcaria o segundo pódio de Vettel desde que se transferiu para a Aston Martin, em 2021. Lewis Hamilton herdou a posição no Hungaroring, com Carlos Sainz, da Ferrari, fechando o pódio. Esteban Ocon, da Alpine, foi o vencedor.